Oi? Te conheço?

Sabe aquela cena de morar em prédio, entrar no elevador, encontrar um vizinho que nunca nem te fala bom dia e ele fazer uma pergunta sobre sua vida pessoal? Bom, então você sabe o que tem me irritado nos últimos dias.

tumblr_l3bp58oZXM1qa7ufio1_500

Uma das delicias (sqn) de morar em prédio é o elevador… Pois é nesse lugar mágico que cada um que mora no prédio pelo menos encontra o vizinho uma vez na vida. Em alguns momentos você aproveita para combinar um café com aquela sua vizinha legal, comenta sobre o tempo com aquele vizinho simpático, tira sarro de futebol com outos, porém (como eu amo esse tal de porém) sempre tem aqueles vizinhos simpáticos que nunca se quer falaram um Oi ou Bom dia para você, só que num passe de mágica ele resolve te questionar sobre a sua vida.

Então o dialogo acontece:

-“nossa você tá grávida?”

– (Não gente, comi uma melancia, uma bola de futebol, to com verme…) “sim…”

-“de quantos meses?”

– “sete…”

-“já sabe o que é?”

-“uma menina”

-“Humm… Casou então né?”

-“Não…”

-“Huuuummmm… veio sem querer então…”

-(na verdade eu queria engravidar sabe, um dia acordei e pensei: é hoje que engravido!) É… não esperava…”

-“e o pai?”

-“é meu ex namorado”

-“seu ex?” (indignado)

– “sim, descobri depois que a gente terminou…”

-“Você ainda estuda né?”

– “To terminando a faculdade…”

-“huuummm… Quantos anos você têm?”

-(vai demorar muito para me apedrejar em praça pública?) Vinte e quatro.

-“Trabalha né?”

-( já sei, você tá pensando”Graças a deus que não é minha filha!)” Por enquanto não, sabe como é difícil arrumar trabalho grávida né?”

Vizinho com sorriso amarelo e aquele olhar do pé a sua cabeça…

Só um minuto… Você convive comigo? É meu amigo? Sabe alguma coisa da minha vida que não seja o andar e o apartamento que eu moro? Pretende me oferecer um cargo em alguma empresa? Paga minhas contas? Não? Então por que esse interrogatório? É para contar para o restante do prédio que a menina do tal andar tá grávida, não trabalha, mora com os pais e blá blá blá blá?

Quantas mães solteiras e bem sucedidas existem no mundo? Quem disse que a mulher tem que depender de marido? Quem falou que uma jovem não tem capacidade para ser mãe, terminar os estudos e garantir um futuro para sua filha? Nessa sociedade machista, o homem ajuda até que ponto a mulher? Quantos pais solteiros você conhece?

Eu não tenho vergonha nenhuma da minha atual situação, pelo contrário reagi até bem de mais… Me sinto orgulhosa de como estou lidando com a situação, inclusive por ter aproveitado cada fase dessa barriga praticamente sozinha (Valeu Mãe por acompanhar tudo!). Conversei com várias mães, solteiras ou não, e a conclusão sempre é a mesma, o homem só ajuda no mínimo, o trabalho todo é da mulher. Sem falar que muitas solteiras explicavam que seus filhos são extremamente apegados a elas e costumam falar que sentem pena do pai por não ter acompanhado a vida deles de perto.

Mas o que me irritou (pode ser os hormônios eu sei) é essa necessidade que as pessoas que mal te conhecem tem de querer saber o máximo possível do que se passa da sua porta para dentro. E em como a cada palavra das perguntas fica claro no modo de falar e na expressão o quanto está te julgando.

tumblr_kwwzhxxPOX1qam6ylo1_500_large

Me desculpem, mas sempre acredito que cada um fala para o outro o que tem necessidade de falar e que satisfação só devemos dar a pai e mãe… A vida de cada um é da conta de quem vive ela. O senhor ou a senhora ai são Deus para julgar alguém? Pelo pouco que sei de religião e Deus nem ele mesmo julga os seres humanos, afinal se ele fizesse isso acho que o mundo estaria pegando fogo e Lúcifer estaria aqui com 99,9% da população mundial.

Então quando encontrar alguém que você nem conhece direito, tenha pelo menos a educação de dizer um oi e de respeitar a privacidade. Isso é o mínimo de respeito que as pessoas merecem. Julgar e sair por ai contando a vida alheia não vão acrescentar N-A-D-A a sua vida, então #fikdik ok?!

E desculpa pelo desabafo, mas é que certas coisas não estão mais descendo pela garganta… E olha que a fase do enjoo já passou faz um bom tempinho.

Anúncios

2 comentários em “Oi? Te conheço?

    1. Marlon, o assunto porteiro pode ficar pra outro post… Porque se for falar dessas coisas a resposta para o seu comentário ia ser muito grande, já que te, porteiro que acha que é dono do prédio… Sem falar de condomínio onde não tem lugar para criança brincar, afinal andar de bicicleta, patinete, skate na área de lazer risca o piso. Jogar bola é proibido porque tudo tem vidro e pode quebrar, ahh e o playground não dá pra ser usado porque no verão junta tanto mosquito, que as crianças e os moradores correm o risco de pegar dengue.

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s