O outubro é rosa, e as Mafagafas são prevenidas!

Mafagafa esperta é Mafagafa prevenida! E a campanha do Outubro Rosa vem com esse objetivo: prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Mas como funciona o diagnóstico dessas doenças? Vamos esclarecer algumas dúvidas e mostrar como é fácil se prevenir.
Claves-para-prevenir-enfermedades-de-mamas-620x360O câncer de mama está no topo da lista de cânceres que acometem a mulher, seguido pelo câncer do colo de útero, câncer do endométrio, e também pode acometer vagina e ovários. A campanha do outubro rosa foi criada em 1990 e tem como objetivo a conscientização das mulheres à prevenção e detecção precoce destas doenças. E deu certo, por isso é feita anualmente, e bastante divulgada em todos os meios de comunicação.
Mas sempre surge aquela dúvida sobre como é feito o diagnóstico, quem deve realizar e qual o período entre cada exame.
Para começar, vamos falar sobre o exame do colo de útero. Este exame é feito pela enfermeira (ou enfermeiro) e deve ser agendado na unidade de saúde mais próxima da sua casa. O exame não se resume apenas na coleta de material para análise, pois o profissional de enfermagem deve realizar uma consulta, esclarecer qualquer tipo de dúvida e identificar algum sintoma de qualquer doença, que se houver, irá te encaminhar ao ginecologista.

mulher-consulta-25206

A coleta de exames é feita com a colocação do espéculo para permitir a visualização do colo, então é retirado o material do local correto. Nesse momento o profissional já analisa alguns fatores que podem alertar qualquer problema como coloração, secreção ou nódulos. Este material é enviado ao laboratório e o resultado retorna à unidade básica.
Dúvidas frequentes sobre este exame:
– Quando devo começar a realizar esse exame?
– A partir da primeira relação sexual, ou a partir dos 18 anos.

– Em quanto tempo eu devo voltar a realizar o exame?
– Preferencialmente a cada 2 anos. Porém se sentir dor na região ou aparecer secreção/sangramento frequente, deve procurar o serviço.

– Eu nunca fiz o exame… Dói muito?
– Depende, a sensibilidade vai depender de cada pessoa, mas o exame em si, não lesiona o tecido (a mucosa) mas o desconforto acontece devido à exposição e também devido ao espéculo que é introduzido.

Câncer de Mama

O diagnóstico deste tipo de câncer pode ser feito por meio de três exames muito simples: auto exame, exame clínico e mamografia. O auto exame é quando a própria mulher faz a busca por nodulações, em toda a extensão das mamas. Esse é um exame prático, rápido e sem custos, porém, não substitui o exame clínico que deve ser realizado periodicamente. Isso se deve ao fato de que pesquisas comprovam que, quando a mulher consegue observar nodulações através do toque, estas já estão em um estágio moderado ou avançado, dificultando assim o tratamento e cura da doença.

O exame clínico é realizado por um profissional da saúde (médico ou enfermeiro) com o mesmo objetivo do exame anterior. A mamografia é a radiografia das mamas, realizada sempre que se julgue necessária, e como mostra toda a glândula mamária, pode diagnosticar o câncer em seu estágio inicial, facilitando então seu tratamento e cura.

cancer-de-mama

E é isso aí delicinhas \o/ agora pra encerrar de vez o assunto, assim como esse mês de Outubro, deixo o seguinte recado: Outubro Rosa é uma campanha linda, ta aí pra ajudar no combate ao câncer, mas os outros 11 meses também estão te esperando para cuidar da saúde, prevenir o que deve ser prevenido, e remediar quando necessário!

Isso é tudo pessoal, Beijinhos no seu coração.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s