Como lidar com um relacionamento bipolar?

Ter um relacionamento já é um pouquinho complicado, mas ter um que seja bipolar, é mais difícil do que possa parecer. Ter alguns cuidados simples podem ajudar bastante a lidar com esse problema e fazer da relação algo maravilhoso.

1279317572

Essa palavrinha assusta muita gente, e quem nunca já conheceu alguém que fosse bipolar? Há alguns que dizem que depende do signo isso é normal, outros porém afirmam ser um distúrbio. Seja o que for, bipolar, levando ao pé da letra, significa dois polos. Em resumo, é quando o indivíduo possui comportamento contraditório, uma hora está tudo bem, outra hora está tudo mal.

Enfim, bipolaridade não acontece somente com indivíduos, na maioria dos casos, essas pessoas levam esse transtorno para a vida pessoal: como nos relacionamentos, convívio com a família, trabalho. Deixando todos que estão ao redor de cabelos pro ar.

Nos relacionamentos, acredito, seja mais difícil de lidar. Isso porque, você ainda não conhece bem a pessoa, não sabe direito quais são os defeitos, claro isso no começo do namoro. Mas é difícil lidar com um relacionamento morno, tudo se torna indeciso, indecifrável. Como fazer um agradinho pra uma pessoa sem saber qual o humor dela no momento?

download

Complicado estar num namoro cujos altos e baixos acontecem todos os dias. Se o parceiro (a) não souber trabalhar essas questões, é briga o tempo todo, ocasionando no desgaste da relação até seu ultimato.

Se aprendi algo com meu relacionamento anterior, foi a lidar com estas questões. Então não perca a cabeça. Primeiro, a pessoa nunca vai falar que ela é bipolar, então aos pouquinhos você precisa conhecer o comportamento do sujeito em questão. Ficar um pouco na sua é o melhor a fazer quando você está vendo a pessoa pela primeira vez no dia, assim você pode saber o que ela está pensando.

Paciência é uma virtude, fato. Isso serve para todos os relacionamentos, mas neste em especial é mais do que necessário. Seja paciente, espere até que o clima tenso passe, para depois ter qualquer diálogo. Se os dois se exaltarem, é briga pra todo lado e aí ninguém segura, só o dia depois resolve.

mulher-bipolar1

Aceite que aquela pessoa é assim mas não porque ela quer, é a personalidade dela, é um transtorno, muitas vezes é até necessário intervenção psicológica. Mas não se assuste, tente aproveitar o máximo tudo de bom que aquela pessoa tiver.

E, se a coisa estiver tensa, respire, conte até 20, e deixe a pessoa um pouco sozinha até que tudo passe. Pode parecer bobo, mas resolve, e muito, pra que você não perca a cabeça.

Em geral não tem muito segredo, o importante é ter paciência e aceitar essa personalidade. Até porque todos temos algum distúrbio, mesmo sendo na TPM, alguém vai ter que aceitar nossos ataques de loucura.

papeis-com-carinhas-emotivas

Anúncios

119 comentários em “Como lidar com um relacionamento bipolar?

  1. Eu namoro um ex dependente químico e tenho passados por situações terríveis quando ele bebe. Sóbrio é a melhor pessoa do mundo, amante, apaixonado, protetor, carinhoso ele é tudo de bom, mas quando bebe se transforma num monstro, fica agressivo, faz acusações infundadas, usa palavras de baixo nível me faz sofrer muito. Quando retorna a sobriedade ele chora, se arrepende, fala que não mereço ele porque nunca vai mudar, que precisa de mim mas que não mereço ele e que ele merece ficar sozinho e morrer. Percebi que tenho ficado doente com toda essa situação. Algum conselho por favor…

  2. Por isso conheça bem antes de casar, e se a bipolaridade surgir após o casamento ? Sugira um psiquiatra. Não resolveu?
    Viva uma vida dupla, conheça mulheres legais, seja feliz. Troque de mulher.

  3. O meu caso é parecido com o de vocês, ela vive me cobrando que tenho que melhorar nisso, naquilo, que meus pais não me educaram da forma correta…rs mas eu acho isso engraçado rs as vezes lembro dos ataques de ciúmes bobos por meninas que nunca pensaria em paquerar mas ela tem ciúmes. Recomendo o filme” como se fosse a primeira vez” Adam Sandler se relaciona com uma mulher que todos os dias esquece que são namorados, mas no final eles vivem juntos e têm uma filha. Em fim, voltando para minha vida: amanhã vou no trabalho dela levar flores porque a amo demais. Quero pedir em casamento daqui a 1 mês. Acredito que vai ser gratificante para mim cuidar dela. Além de ser também um desafio. Sou estudante de Direito e estudo também para concursos públicos, mas minha namorada passa por esse problema. quero oferecer tudo de melhor para ela quando casar.
    Desejo muita paz a vocês e PACIENCIA porque será primordial. Peçam a Deus que ele vos concederá !!! Fiquem na paz do Senhor “)

  4. Namoro uma bipolar…no começo foi td maravilhoso ,ela era um amor só comigo , mas isso tem mudado .ela tipo não demonstra amor por mim, diz q ama mas fica tão distante ..as vezes fico pensando será q ela me ama ? Ai penso na bipolaridade .amo ela. sou apaixonado por ela quero ajuda lá a passar por isso , mas confesso q tem horas q cansa vc não ter carinho.. amor nenhum tipo de afeto sabe ..e espero q essa fase passe ..pq doi na gente ver a pessoa que vc ama fria com vc ..ja cheguei a comentar de terminar mas ela disse pra mim não fazer isso com ela ..a pessoa sofre muito ..mas acredito q td vai passar e vamos ser um casal muito feliz

    1. Não se iluda amigo,conviver com um bipolar nao é nada fácil é um verdadeiro DESAFIO,se vc aguentar essa montanha russa de emoções vá em frente.Mas se trate,cuide de sua saúde mental,e esteja preparado pq conviver com eles é complicado,digo por experiencia própria,lutei mais de 6 anos pelo meu marido até que percebi que eu estava ficando doente,e aí pensei quem vai cuidar de mim,sei que é duro dizer isso mais o Bipolar nunca vai ter maturidade para conviver com alguem de forma sadia.Essas alterações de humor e comportamento desgasta qualquer relacionamento,que Deus abençoe vc e que te de sabedoria para conduzir essa relação,um grande abraço!!

  5. Namoro há 9 meses com uma moça bipolar. Ela só me contou quando estávamos com uma semana juntos. Somos flexíveis e ela mantém um tratamento regrado, passa com a psicóloga semanalmente e até que leva a vida normal, mas, às vezes fica com aquela tristeza, só que incentivo ao máximo para que a peteca não caía.Às vezes até consigo, só que acho que teria de aprofundar mais sobre o assunto para poder decifrar essas oscilações. Até agora não tivemos discussões, somos um casal bem unido e tenho uma boa paciência para lidar e equilibrar às ações.

    Parabéns pela postagem e continuarei incentivando a minha namorada/futura esposa a continuar essa briga e sair vencedora.

  6. A bipolaridade é uma doença ingrata, magoamos que amamos e a nós mesmos, tem dias que nos sentimos um lixo, outro nos sentimos magnificos. Mas uma coisa eu digo nem todos são tão monstruosos como algumas pessoas dizem. O estigma doi, o medo das pessoas é bem complicado. Mas tem tratamento e se a pessoa aderir ao tratamento pode ter uma vida “normal” mas tem que fazer o tratamento, procurar alguma atividade fisica ou hobby. Eu passei por momento dificeis, mas eu tomo a medicação que se ajusta a mim, procuro cuidar do lado espiritual. Somos muito sensiveis e absorvemos muito as coisas ao nosso redor
    Para quem tem um relacionamento com um bipolar, conheça sobre a doença temos o Gruda e a Abrata, incentivem essas pessoas a procurar tratamento e sempre acertar a medicação, cada um tem um medicamento que se da bem, falo isso por experiência própria eu, minha avó ,e minha tia levamos uma vida tranquila as crises quando vem são bem brandas conseguimos lidar, porque ja nos conhecemos. Gente se a própria pessoa não se ajudar já era, porque as flutuações de humor estão além do nosso controle, ou eles se tratam ou vocês vão viver a vida de vocês
    Não é uma convivencia facil sem tratamento é muito sofrido para a pessoa e para vocês

    1. Oi boa noite verdade namorei com o rapaz evangélico ex drogado e ele me disse que era também bipolar, incentivei procurar ajuda muito resistente,e que não precisa não aguentei ficamos quarenta dias juntos…e terrível de manhã sentir especial e a noite um , lixo..insensíveis…egoístas….o mundo gira em torno deles tudo que eu falava entendia errado pedia perdão,na hora parecia que tudo bem,no outro dia não falava comigo….e lá estava eu pedindo perdão novamente…ele me fez chorar várias vezes…… se não mandasse mensagem ele ficava com dia todo sem falar comigo e quando falava era frio…teve um dia que fiquei 24 horas , sem falar para ver se ele ia vir atraz….no outro falei com ele eu corri atraz foi estúpido , sentindo vítima…pedindo para dar tempo . aguentei muita coisa tentava tocar na minha parte íntima na frente de todo mundo era direto isso……..Não podia falar nada para ele,ele dizia que viver .ao seu lado era pagar um alto preço que qualquer palavra ou ação minha poderia leva lo para as drogas , novo,imagine que íamos casar….pense viver com uma pessoa que não quer ajuda,vai morrer sozinho,infelizmente,quando terminou que ele disse eu terminei e não ele coitadinho orientei como amiga que, procurasse ajuda médica psiquiatra., ficou ofendido nem respondia minhas mensagens . A separação doeu porque eles sao extremamente envolventes no início, depois vem o inferno . recebi um livramento…desse relacionamento.

  7. Boa noite!
    Namoro ha 3 anos com um bipolar é tão difícil eu estou ficando doente de tanto viver nessa montanha russa de sentimentos. Muda de um dia para o outro em uma semana é carinhoso atencioso um amor de pessoa mas em questão de dia muda não quer conversar fala que quer ficar quieto e fica dias sem conversar comigo como se eu nem existisse você pode estar morrendo que não se comove com nada fica nervoso estressado iguinorante e quando volta a falar vem com brigas e me culpa de tudo arruma problema aonde não tem e só ele é o certo eu sempre sou a errada.Ele faz tratamento com psiquiatra e terapia com psicológa mas ele mesmo não tem fé pra melhorar essa doença faz por fazer não vejo muita força de vontade em querer ser uma pessoa melhor. Eu precisei fazer terapia porque estava ficando tão mal muito deprimida desanimada com tudo pois essas crises que ele tem me deixa péssima parece um pesadelo eu não sabia que ele era bipolar descobri tem um ano não desisto porque amo ele demais mas é sofrido..Gostaria muito de conversar e trocar experiências.

      1. Posso responder? o meu, quando namorávamos terminava toda a semana! eu não podia falar nada que ele terminava comigo, eu achava até graça, pois era meu alvará de soltura! caia na gandaia! mas agora estamos casados….afff, ontem tivemos uma linda noite e hoje nem me deu bom dia! Só Jesus.

    1. Eu estava começando a ficar assim,como você suportou 3 anos tudo isso ,mas ex disse que costumava abandonar as namoradas do nada e depois dias voltava como se nada tivesse acontecido.

    2. Quer um conselho querida,pule fora antes que vc fique doente mental,pq conviver com bipolar é como se eles fossem vampiros de emoções eles sugam tudo de bom que a gente tem,considere que vc tem tudo para ser feliz,e que nao precisa dele em primeiro lugar para ser feliz.Procure sair,conviver fora desse universo paranoico,viva a vida de forma plena e equilibrada,procura uma igreja,a força agora tem que ser espiritual,eu lutei mais de 6 anos pelo meu marido bipolar,e descobri que eu estava ficando tão doente,tive que operar a vesicula,tive um periodo de stress mental tão forte que esquecia de tudo,então querida,pense bem,um relacionamento tem que ser sadio,nao precisa ser perfeito mais nao pode nunca nos fazer mal.Não insista em nada que faça desistir de si mesmo.fica a dica#não é pecado lutar por vc mesma,pecado é insistir em algo que só te faz mal.,vença o medo,a opinião alheia, e seja feliz!!!vc merece isso,e lembre-se ninguem faria isso por vc portanto força e siga avante com fé e com DEUS!!

    3. Eu to começando a chegar a essa conclusão com relação ao meu namorado…..Um dia fui ve-lo no serviço e ele me tratou com muito carinho, atenção me beijou..e quando foi no encontro seguinte no shoping, na sessão de cinema, me tratou com a maior indiferença, não queria me beijar nem me abraçar, me rejeitava…não deixava eu fazer caricias no braço dele…e quando eu perguntava o que ele tinha dizia estar preocupado com o trabalho….Mas quando chegamos ao shoping ele estava normal….e não é a primeira vez que ele tem esses estranhamentos…Tem dia que ele me trata com o maior carinho e tem dias que ele fica indiferente,estranho…

  8. Boa tarde
    namoro a 1 ano e 4 meses,meu namorado desde o começo tem crises,sempre com a mesma ladainha que eu mereço alguém melhor,que ele não me faz feliz que não é homem pra mim.
    Em Setembro ele terminou comigo dizendo que ele era um perdedor que não era pra mim…
    Em novembro novamente terminou dizendo que não sentia mais amor por mim,que queria focar nos estudos que era pra eu ser feliz,que iria guardar os nossos momentos no coração.
    Um semana depois veio chorando me dizendo que falou por falar,que ,me ama e que sou o amor da vida dele,pois bem voltamos,só que eu vi que to ficando doente com tudo isso,ele é maravilhoso mais não quer ajuda,estou ficando triste
    Alguma palavra amiga?
    obg

    1. Infelizmente isso era o que eu vivia com meu marido,idas e voltas,arrependimentos e desculpas,acostume-se vai ser sempre assim,no entanto aconselho a vc se certificar direito se é isso que vc quer pra sua vida.No começo é tudo maravilho pq rotina´é uma palavra fora do dicionário de um bipolar,então vc vai ter que se blindar de Deus,procurar sempre estar bem munida nessa area espiritual pq vai ser nescessário.Tem alguns periodos que ele vai te fazer se sentir a mais amada das mulheres em outros vc se sentirá o pior dos repteis,,veja se é isso que vc quer,avalie essa situação com a razão e ore para que o Senhor Jesus ilumine sua decisão,um grande abraço,vou orar por vc!!!

        1. Jaqueline, namorei um bipolar 4 anos, ele terminou essa semana comigo, estou muito mal, por ficar assim como vc, por amar demais e querer ajuda-lo, ele saiu fora tem conciência, por isso saiu pra não me machucar, cuide de vc! Ele não aceita a doença, complicando muito…. enfim agora vou catar os cacos. bj

            1. ele voltou disse que me amava ainda,eu falei vamos nos ver pessoalmente para conversarmos? ele não respondeu ai cobrei ele e falei nossa cade aquele amor q disse q sentia?
              ele disse q se enganou não me amava e sentiu falta dos momentos apenas isso e pediu desculpa isso depois de 5 meses separados..
              eu bloqueei ele e disse comigo vc n brinca nunca mais

        2. Senti vontade de dividir minha história com você, namorei por muitos anos um rapaz e quando terminei conheci meu ex namorado, um cara que me mostrou ser muito parecido comigo e querer o mesmo que eu, começamos a ficar a principio ele tinha momentos em que sumia e virava a cara pra mim, quando ia questionar o que estava acontecendo ele dizia estar triste pra mim isso era apenas imaturidade, mas não depois que começamos a namorar ele apresentava sinais de mudança repentina de Humor o que me fazia ficar em parafuso pois sempre tentava entender para poder ajuda – lo mas era em vão, ele não se abria e ainda jogava culpas em cima de mim que não faziam sentido. Terminou comigo, ficamos uma semana distante devolveu todas as minhas coisas que estavam com ele disse que não me amava mais que não era à mesma coisa que estávamos desgastados (mas nunca tivemos discussões graves ou coisas do tipo)…voltamos a conversar e voltamos não ficamos nem dois meses juntos, eu fazia tudo por ele mas era só eu ir embora pois nos finais de semana ele ficava com a filha para que ele mudasse comigo, dizia estar cheio de problemas e queria ficar sozinho, terminamos novamente. Passou mais um tempo cerca de um mês e voltamos pediu para que a gente se casasse, pela experiência que havia vivido de tantos términos disse que era melhor darmos um tempo para ter certeza sobre essa decisão, esta a tudo maravilhoso e do nada mudou novamente disse que queria focar no estudo na filha e no trabalho e não queria mais relacionamentos. Fiquei sem chão ele acabou comigo porque eu realmente o amava e no fim tudo que eu queria era ajuda – lo por vezes falava como se tivesse medo de perder suas coisas etc como se eu fosse uma interesseira enfim, …esse mesmo cara dizia que me amava e sustentou essa idéia até terminar comigo pela terceira vez. Achei tudo muito inexplicável mas tudo bem…Deus sabe o que faz.

          1. Olá Nyla obg por compatilhar muito parecida com a minha idas e vindas ele dizia q queria ficar no estudo,tudo era uma desculpa…Ele terminou cmg depois de 5 meses me procurou dizendo q ainda me amava q estav com depressão e q foi um erro ele ter terminado cmg eu não deixei de amá-lo fiquei muito feliz e com medo pois terminou cmg várias vezes,Eu pedi para nos encontrarmos pessoalmente ele pelo zap visualizou e nao respondeu por 5 dias,eu nervosa perguntei:Cade aquele amor q sentia? Ele disse q se enganou apenas lembrou dos momentos felizes e sentiu minha falta e pediu desculpa..
            Q nao me ama SE ENGANOU
            fiquei tão nervosa chamei ele de criança e falso pedi pra ele nunca mais me procurar pq comigo ele não brinca nunca mais e bloqueei ele..Não quero um maluco,que faz joguinhos to fora,sofrendo mais sei q Deus tem o melhor pra mim
            namoramos 1 ano e 4 meses
            depois de 5 meses ele volta fala q me ama depois disse q foi engano aff

      1. Oi Drica amei seu comentário. Estou casada a 42 anos e nesse momento venho descobrindo que nosso relacionamento é bipolar. Devo ser retardada.

        1. Olha Maria Aparecida eu tiro meu chapeu pra vc ,conviver todos esses anos com um bipolar,não deve ser fácil,imagino o que vc deve ter passado,No entanto qdo os dois são bipolares ou que na realidade devido a convivencia de muito tempo quem não é acaba se tornando,é muito doido isso,Vc passar a fazer certas coisas e tomar certas atitudes que em são consciencia vc nao faria.Eles tem essa capacidade de transformar quem convive com eles,qdo vc diz devo ser retardada,retardada é muito longe do que nos transformamos por eles.Por isso que sempre digo,que buscar um melhorar seu nivel espiritual é importantissimo,pq eles são vampiros de emoções,vao sugar nossas fraquezas,nossa inteligencia,nossa espiritualidade,tudo de bom que ha em nós vai se perdendo,não é dramatização não,é a mais pura realidade.Força querida,Deus abençoe vc e sua familia!!

          1. faz 20 dias que estou separada do bipolar,me doi muito tente de todas as maneiras um homem maravilhoso mais instavel uma hora me queria outra não,uma hora se afundava em estudos outra virou um fanatico pela igreja um homem confuso

  9. Gente, como é dificil lidar com isso. Hj não estamos juntos, mas é tanto sentimento. Ele vai e volta da minha vida. N sei o q fazer. Queria ter coragem de desaparecer da vista dele.

    1. Eles costumam voltar ? mesmo que você humilhe eles no entender deles ? Porque eu bloqueio ele no zap , credo eu ainda pedi para agente reatar ainda bem que ele disse não eu achei estranho ele não me bloquear no zap.

    1. Noss, como consegue? Ele tem mais tempo sendo um bom cara? Meu ex só brinca comigo, some e desaparece, mas diz q n quer voltar. Fico mal, mas sigo em frente. Quero sumir da vida de dele, mas n tenho coragem

  10. Estava conhecendo um homem. E de uns tempos pra cá ele se afastou de todos e quando consegui falar com ele, ele mim falou que tinha duas personalidades que era ruim sempre foi e sempre será, mas que tbm ele era bom. E terminou comigo pq n queria me fazer sofrer por ele, pq eu ñ mereço.
    Mas eu amo ele demais, e vou esperar ele se acalmar e esperar ele vir me procurar, .
    Será que ele se arrepende do que faz por ser bipolar e agir por empuço da raiva.?

    1. Sou casada com um bipolar, não é fácil, quando está tudo bem é uma maravilha, mas quando ataca o estado de bipolaridade, ele sempre se revolta comigo, fica sem falar comigo, me xinga, fica emburrado como se eu tivesse feito alguma coisa para ele, mas eu sempre deixo passar e depois volta ao normal, não é fácil mas tem que ter muita paciência esse é o segredo

      1. O meu namorado age desse jeito, estamos juntos há dois anos e onze meses… as vezes qdo vamos fazer alguma coisa nos dois ficamos super empolgados pra chegar o dia que vai ser muito legal, mas quando chega o dia que a gente tanto planejo ele está diferente emburrado briga comigo e nos termina discutindo pq eu quero sabe o que aconteceu pq ele mudou de ideia pq tá brabo, aff vou fala a verdade é desgastante

  11. Estou ficando com uma pessoa gosta muito dele ,tenho medo que ele goste de mim por causa do poblema delé e uma dia não quere mais nada. Eu sei que o bipolarismo afeta o humor da pessoa mais afeta o sentimento? ?

    1. Olha eu tive uma relação em que ele me traiu devido a euforia. Nunca voltamos, mas mantivemos contato por longo tempo, pois eu ainda o amava.
      Sugiro que leia muito sobre o assunto, afim de decidir se está pronto pelo que está por vir, tem que se preparar psicologicamente, cuidar de você. Esse comportamento será comum, eu aprendi que eles não querem agir assim, mas a doença provoca algumas atitudes e outras é de caráter. No caso do meu ex ele não admitia os erros e me culpou por tudo, até por ter me traído, acredite. Com isso, entendi que não adiantava lutar, pois além do problema psicológico ele ainda não assumia as atitudes o que poderia ajudar a melhorar. Acho que você entendendo a doença e como as pessoas vivem com isso você poderá decidir se seu amor é forte pra isso. Eu estive pronta para aceitar com muita paciência e de lutar pelo bem interior dele, mas ele não queria estar comigo, sendo assim me afastei. Quanto a dor do término fique tranquilo ela passa, demora mas passa.

    2. Oi, fazem cerca de 10 dias que ouvi do meu ex que ele esteve comigo somente por causa da depressão, que foi quando o conheci. Que eu não sou especial o suficiente pra marcar a vida dele e fazer ele se apaixonar. Que commais de 1 ano de relacionamento não deu tempo de me amar. E acredito, afinal ele só me procura quando eu sumo, desisto. Dessa vez eu desisti de verdade. Se ele diz da boca pra fora ou que só me procura por que gosta de ter um chaveirinho eu não sei… Boa sorte!

  12. Oi meu nome eh Felipe tenho 22 anos e namoro com uma garota ela tem 23 , ja faz um ano e meio q estamos juntos e preciso de ajuda ,nos fazia as coisas de primeiro sempre juntos ela vinha na minha casa sempre feliz por um bom tempo dae ela fico sem emprego ,começo um comportamento exquisito no começo pensei q era raiva ela faz faculdade eu so trabalho ,bom o nosso amor foi esfriando de uns tempo pra ca ela vivia no whats,confesso que ela me pedia vamo caminha vamo sair deste quarto e eu geralmente nao fazia ,dae um dia veio a noticia dela que queria terminar que nao queria mais me ver dae eu nao quiz procurei a conversar com ela ,ela me dizia que eu deixei um vazio no coraçao dela pra mim resulto em 2 semanas de choro e ficar sem comer pq meu coraçao fico em pedaços ,dae resolvi ligar pra ela e fui na casa dela ela me disse que ama ,so que hoje faz duas semanas que aconteceu isso,dae nao eh mais a mesma coisa hoje tudo i q ela me pedia antes me veio na cabeça me faz chorar sentir dor e tomei uma decisao de parar de ser preguiçoso e ter ambiçao pela vida comecei a fazer academia so que eu sinto ela distante de mim,eu estou correndo atras dela ate de emprego pra ela tbm so que as vezes ela me chama de amor as vezes nao que fala cmg q eu encho o saco dela q ela esta bem e que ela esta com raiva ,bom eu amo ela demais e me falta a segurança que eu tinha com ela antes hoje me doi isso pq nao tem eu pergunto pra ela se ela tem outro ela diz nao mais eu sei que deve ter alguem azucrinando a cabeça dela as vezes sinto que ela esta me mentindo e nao sei lidar e nem falar sobre isso dae cheguei a pensar na bipolaridade dela eu demorei pra perceber q ela estava se afastando de mim hoje estamos juntos ela vai vim aqui em casa hj mais quando eu vo fala tipo eu quero te ajudar ela diz eu sei amor,dali a poko ja me solta as patas dizendo q ela nao eh alejada e coisa e tal …. Dae eu falo pra ela os meus sentimentos por ela ela diz eu estou ouvindo e dae quero que ela fale o q pensa ela fala que nao quer falar que a gente numca falo sobre isso e tal mais como faço pra ela se abrir comigo eu falo me conta amor ela diz tu nao me entende dae eu digo eu quero entender ela fala pq agr quer me entender se antes nao queria …. Eu sofro com isso choro nao como eu nao sei o q fazer eu amo ela muito me ajuda por favor mais viu me chama no whats que meu email esta estragado o numero eh esse me ajuda ta 5496704549 ta

  13. Olá.
    Tenho um relacionamento de dois anos e cinco meses com um garota que começo a acreditar que seja bipolar. Desde que nos conhecemos ela demonstra alterações de humor constantes mas vem ficando cada vez mais intensas e menos esporádicas. Em um dia me manda várias mensagens, diz que me ama, me chama de anjo e agradece por estar com ela e lutar por nós. Mas logo depois, sem motivo, quer terminar, diz que quer ficar sozinha, que não quer mais me ver, para eu seguir minha vida, que vai embora da cidade… Então conversamos, voltamos, vivemos momentos maravilhosos até recomeçar tudo novamente. Ela já me excluiu de redes sociais, do whatsapp, já terminou várias vezes… Ela é extremamente amorosa, carinhosa, atenciosa quando não está nesses dias, mas quando está, se torna uma pessoa fria, distante, fala coisas que sabe que vão me magoar, fica muito irritada e grossa.
    Eu já tentei me afastar mas algumas vezes ela me procurou e outras eu mesma não aguentei a separação. A amo muito e não consigo simplesmente deixá-la sozinha nesses momentos. Quando estamos juntas, percebo que ela fica menos impaciente, ansiosa e irritada. Tento ser o mais paciente e carinhosa possível mas isso está me matando por dentro.
    O que posso fazer para ajudá-la? Me afasto nesses momentos? Tento ficar perto?
    Não sei o que fazer… 😦

    1. Babi,

      Eu posso te dizer que sou quase um PHd em bipolaridade e mesmo assim não sei como reagir as vezes quando a pessoa está em crise. Sou casado há 11 anos com um rapaz que tem bipolaridade e tem conhecimento disso. Nossa relação sempre foi uma gangorra! São sempre as mesmas crises, as mesmas justificativa só que com elementos novos. Percebo que bipolares também tem uma sensibilidade enorme com o mundo exterior e com os acontecimentos ao seu redor. Eles conseguem absorver até mais do que uma pessoa não bipolar, porém o grande perigo tá ai, eles absorvem o lado ruim das coisas e nisso desencadeiam em crises. O meu marido mesmo vive terminando a relação. Diz que me ama uma dia, faz planos e etc e logo depois desfaz tudo, se envolve com outras pessoas e eu sempre fico na expectativa que tudo mude um dia. Nisso adoto uma postura de quase um monge budista; de ser paciente. Mas paga-se um alto preço com isso: sofremos demais porque vemos situações e ouvimos coisas que nos machucam muito. Eu, com o passar do tempo, adquiri até uma doença emocional chamada fibromialgia diante de tudo que já suportei. Mas hoje em dia não sei se vale mais a pena suportar. Vejo que adoeço junto. Ele hoje não está comigo porque pediu pra terminar uma semana atrás. Sofro, fico com o choro entalado na garganta mas faço de tudo e tiro forças de onde não tenho pra conseguir um pouco de paz, ainda mesmo ilusório, de suportar os dias.
      Não venho aqui escrever pra que você siga as mesmas escolhas que fiz. Não é fácil e te sugará uma energia enorme. Eu escolhi esse caminho porque o amo, mas chega uma hora que seu amor próprio é quem precisa de ajuda. Repense em tudo e em você também. Ai saberá o que fazer.

      1. Pois é, Rafael… Eu fico me perguntando até onde tudo isso vale a pena… Quando ela está nas crises eu tento fazer de tudo para “trazê-la de volta” mas isso a cada dia que passa me deixa mais e mais desgastada e triste. Por mais que a gente tente ser forte, tem horas que não dá. Palavras magoam e esquecer por completo não existe. Só nós sabemos o que passamos e o que sentimos… Espero que você esteja melhor! Força! É o que precisamos e muito!

      2. Olá,
        Meu marido não é diagnosticado pois nunca quis ir ao psicólogo, mas tem irmã e primas que são bipolar. Ele nunca tinha terminado comigo até que a 2 semanas isso aconteceu, eu e meu filho estamos sofrendo muito com isso e ele quando terminou achou que iria aproveitar a vida é acabou que disse que não tem vontade de nada, só trabalha, vai pra faculdade e vai pra mãe. O que posso fazer nessa situação para que ele volte ora casa, já que ele tem feito de tudo por mim e pelo nosso filho e sentimos a tristeza dele.

      1. Oi, eu tive um relacionamento com um bipolar. Terminamos pq ele me traiu. Hj ele me culpa pq invadi a privacidade dele pra descubrir. Eu continuo apaixonada, quando estou me acostumando a viver sem ele, do nada ele volta e me desestabiliza. Mas nunca demonstra interesse em melhorar. Só me humilha. Estou tentando desapegar.
        Mas me diz, a maioria do tempo ele é bom? Essas traições, como ele encara? Você tem filhos? Bipolares?
        Hj eu ignoro tbm o q ele fala de mim. Mas qd ele fla do q não sente por mim eu desabo.

    2. Vai viver sua vida já que ela não quer ajuda ,ou você vai ficar doente, e mais eles sao apaixonantes e isso é um veneno porque é isso que faz a gente aguentar todo tipo de sofrimento que eles causam na gente sugando , nossa alma algo que eles não conseguem preencher na minha deles.

  14. Oi, Gente. Preciso de ajuda. Em 2014 conheci um cara e nós ficamos três vezes.Gostamos das mesmas coisas, temos muitos gostos em comum e talvez isso tenha me atraído a ficar com ele. Porém, percebi que incoerências nas atitudes dele e ficava muito confusa em relação ao que ele queria de verdade. Então, ele me disse que fazia terapia há 6 anos ,pois ele era um cara muito explosivo,mas que o tratamento melhorou e muito. Ademais, percebi que ele não queria nada sério comigo e ficamos amigos. Ao menos , foi o que eu determinei e assim aconteceu. Não nos encontramos mais pessoalmente só conversamos por mensagens e tal. No entanto, do final de 2015 para o começo de 2016 ele disse que sente minha falta e que sentiu uma angústia muito grande por um tempo ,pois passou a gostar de mim de verdade ,mas tinha dúvidas de não me fazer mais feliz do que já sou e tinha medo de me magoar , tendo em vista que ele já tinha sofrido muito nos outros relacionamentos dele. Ele quer encontrar comigo para conversar e eu estou com muita dúvidas a respeito do que fazer.Uma hora ele diz uma coisa , depois outra.Tudo muito confuso. Gosto dele,mas não quero perder a amizade dele. Me ajudem,por favor.

    1. fernanda na verdadade nunca vamos conhecer outra pessoa de verdade mas se voce se sentia protegida e amada e o mais importante feliz seria interesante sim ver o que ele iria dizer ok boa sorte

  15. Boa noite !

    Meu namoro vai fazer dois anos , e foram dois anos bem complicados ,turbulentos, cada dia uma descoberta, e uma história longa , sem eu saber q ele era bipolar.
    No começo era mil maravilhas , no primeiro mês edizia que me amava ,fazia tudo por mim.Resolvemos fazer aula de sertanejo , porque ele queria sair todo final de semana , só que em um desses fds saímos , ele me largou na balada , sem motivo algum, e fomos com uma turma de amigos , fiquei sem chão , depois ele disse que foi ciúmes (não me pergunte do que).Depois disso me chamo.pra sair de novo , recusei … Ainda continuamos a.aula só que até com a aula de sertanejo ele se irrito e páramos. Nisso páramos de sair e ele me culpa por isso.
    Mas as coisas só ia piorando , e eu ficando louca sem saber o que era .Ai as brigas começaram , ele tinha umas crises de ciúmes por nada , sumia não me respondia simplesmente até hoje ele guarda as coisas pra ele , eu sem.saber o que era q estava acontecendo.Se irritava por tudo, por fila, por mancha na roupa, por muita gente, não gostava de nada. As vezes falava algo com ele do que não estava gostando , as coisas erradas que ele vinha fazendo , uma hora ele é um amor de pessoa em outra ele se transforma , e quando dizia ele falava que era chata insuportável. Quando brigavamos por coisas bobas ele me excluía do face tirava o relacionamento, me bloqueiava do whasap .Isso em menos de um ano de relacionamento…Uma vez sumiu três dias , achei que tinha acontecido algo , ele só respondeu minha mãe e disse que estava bem e que eu era chata (sempre chata) …Uma vez fui ver o que estava acontecendo PK eu ficava sem saber o que era achando que o problema era eu , esperei ele na rua , porque ele tem.medo do.pai um homem de 29 anos,nao encara a situacao, nisso que esperei ele , ele me mando embora da porta da casa dele me senti a pior pessoa , ele falava de um jeito MSM depois de tantas brigas , vi ali realmente q que ele se transformava em.outra pessoa ! Tinja semana que ele estava de boa , não passava de duas semanas tbm . Em oito meses de namoro era raro.ele entra na minha casa , só queria fica bebendo com os amigos , e quando bebê ele entra em euforia tão grande se transforma em outra pessoa. E nesse período achando q era culpada e sofria. Fui descobrir que ele era bipolar , caiu minha ficha , na semana do meu aniversário ele monto grupo do whasap pediu os contatos do meus amigos, minha família e amigos dele alugamos uma casa de praia , chamo todo mundo ( eu não queria com o.medo do q ia acontecer,ele fez questão de fazer),aí um dia antes do meu aniversário ele falo dorme comigo que amanhã é seu aniversário quero acorda com você , no dia do meu aniversário ele acordo não me deu nem.parabéns , estava com a cara que ele fica sempre emburrado eu achando que tinha acontecido alguma coisa, ele foi trabalha depois me trouxe um presente com a MSM cara , sem animação sem nenhuma palavra , fiquei triste né ! Mais ai veio o pior a praia fomos para a praia , aí ele todo alegre pra sair , quando entra no carro comigo já mudava a cara (/sempre foi assim, até hoje quando vamos pra alguma fest )… Chegamos na praia começo o momento euforia dele , se transformando em outra pessoa , bebendo igual louco , fazendo brincadeiras que não condiz com a idade dele , eu sou.mais tranquila fiquei conversando com meus amigos que foram , a maioria casal e minha família , aí avisei ele que ia compra biquíni ele até me ofereceu dinheiro quando voltei ele já estava outra pessoa comigo , aí começo o inferno , com os outros eles estava de boa , comigo eu perguntava o q ele tinha dizia q não era nada (como sempre diz)na maior ignorância , e nisso bateu o ciúmes não sei do que com o menino q ele estava brincando, aí começo as discussão fomos para a praia e todo mundo em casal, eele me excluindo , olhava pra outras mulheres , até uma HR dei um.beliscão nele de tanta raiva que estava passando, chamei ele pra conversa sozinha ele não queria , nisso esperei todo mundo ir embora pra fala , eu falava com elee , ele.me dava gelo , e isso eu ficando com raiva sem sabe o que tinha feito , chegou de noite explodi xinguei ele na frente dos.amigos pk não estava mais aguentando as atitude dele não.parava de beber , e se quer parava pra fala.comigo , vcs não imagina isso em plenov s aniversário o seu namoradofazer isso , ele pegou e foi embora , me largou na praia, não só eu mais como os amigos dele que foi também!A maior vergonha da minha vida , ele e meu primeiro namorado , eu não imaginava isso , Pk não sou de bagunça. Bloquiei ele de tudo, no dia seguinte ele fico chamando os AMG dele pedindo desculpa , e que eu estava atormentado ele, ele.me mando msg nem respondi pedi para as pessoas q era meus amigos e família não respondesse . E nesse MSM dia curti a praia de boa , lógico.muito triste querendo chorar, tirei fotos com minha irmã, mãe , primas todo mundo que estava não queria demonstra onq sentia, esse amigos.meus posto no face, aí ele me mando msg dizendo que não imaginava isso de mim que no dia seguinte eu estava me divertindo com todos , e como sempre me.culpando. Os amigos dele na praia me alerto que ele sempre foi assim que ele era bipolar , amigos que conhece desde adolecencia, disseram q e assim um dia ele fala no outro nao, ai some , briga com alguem no dia seguinte finge q nao aconteceu nada.Só q tinha tomado a decisão de termina, na msm semana mal falava com ele , ele dizendo do q fiz com ele pelas fotos , sendo quem foi abandonada fui eu, me culpando q me diverti sem ele no dia seguinte, ele revertia todas as história me culpando ,como até hoje eu fosse errada, só que hoje em dia pare de me culpa …. Depois da praia demoramos , ele não pediu pra volta, mais tbm não parava de fala comigo , acabamos voltando, mais depois disso era problemas atrás do outro , mais eu gosto dele tanto que aguentava , ele terminava comigo toda semana e depois voltava como nada tivesse acontecido , briguei com ele na frente da família dele de tanta raiva que eu passava com ele, marcava de sair, ele sumia e se perguntava achava ruim.Nessa época eu não sabia o que fazer eu emagreci demais, vivia doente, não queria nem ir trabalha , vivia pelos cantos ou ia pr rua pra ninguém vê q chorav, parei de viver minha vida, ficava triste, cheguei ate fala com a ex mulher dele, antes msm de fala ela disse que ele era bipolar, comecou a fala tudo que ele fazia, e se encaixava com oque acontecia comigo, ela falo sai fora enquanto esta cedo, pk vc nao vai aguentar ele as manias , disse q eu era muito novo(tinha 21 na época) , e que ela era mais velha nao aguento.
    Tinha uma viagem marcada com ele nessa época , tinha feito o pacote antes de descobrir ele era assim. Ele vivia dizendo q ia cancelar a viagem, eu pagando com maior sacrifício .Brigava era motivo de cancela , dizia q não ia … Aí ficava de boa fazia planos , parei de briga só com o medo dele me larga na viagem.Ele foi , foi bom dessa vez a viagem ( nao fui abandonada), ele fez tudo bonito pdi que ele mudasse , mais um dia na viagem implico com minha saia comprida e pk olhei pra o espelho foi dormi sem fala comigo . No dia seguinte nada tinha acontecido.
    E toda vez termina , eu corro atrás sabe PK na minha cabeça falo que ele e bipolar.Só que tbm não posso leva esse relacionamento sozinha, aí ele faz pior depois (PK ele faz). Só que esto mudando porque estava entrando na loucura dele.
    Depois de um tempo melhorou, aí volto as crises dele tava trabalhando demais , inventa desculpa dê nao me ver , dizendo que eu encho o saco e q sou problema na vida dele . Aí na outra semana está de boa vê me ver , me chama pra fazer alguma coisa. Mais se vou reclama de algo que não gosto q ele faz ele bloqueia , não discute relação, começo a fica mais ignorante comigo. Só ele pode fazer as coisas eu tenho que fica calada , PK se não ele some , ele fica em silêncio ( o silêncio é o pior ), ele é uma pessoa fria não elogia , não demonstra carinho , até pelo filho dele q é com a ex. Desconta os.problemas dele em mim , que tbm não fala dos problemas dele pra ninguém, ele simplesmente se tranca em casa, e não quer fala com ninguém, não me atende.
    Tinha até esquecido que ele era bipola PK ele não quer saber disso ele acha as atitude normal , e estávamos cheio de problema esses tempos terminamos,quando voltamos falei que não queria MSM coisa , se eu for fala aki e muita coisa , mais melhorou um pouco ele do que era antes no começo.
    Depois q pedi q mudasse ele mudo realmente, estava um amor comigo , conversavamos de boa , vinha aqui , isso duas semanas ,pk ja comeco a fica ignorante vejo pelas conversas no whasap, pergunto se vai vir akib, ja fala q nao pk sou chata q ele nao me suporta, no dia seguinte ele finge que nada acontece, só vejo ele fds e ele mora perto da minha casa .Amo ele não sei se é amor mais, aguentoa muita coisa só que ele não busca melhoras , nem falo mais que ele é bipolar PK ele fala que sou eu , nem discutir mais , faço igual ele finjo q nada aconteceu no dia seguinte , crio expectativa achando q ele vai melhora , mais não vai melhora busquei informações de pessoas bipolar , até acha aqui pra fala um pouco , PK não aguento mais , tem horas que penso em desistir , não tenho mais forças para as mudança dele , eu sofro com isso.Queria ajuda como faço pra ele vê q ele é bipolar ,pra ele procura tratamento ????
    Obrigado!

    1. Bom dia Juliana, é bem complicado o relacionamento com bipolares. Ainda mais se ele não admite isso, ainda pior é fazer ele ver isso. Acho complicado, desta maneira como está, ele perceber algo. Talvez ele só perceba que têm algo errado depois que não tenha mais ninguém ao lado. Ou seja, que ele perceber que não tem volta com você e que a família e amigos também passarem a o ignorar.
      Você falou que ele é seu primeiro namorado, será que vale a pensa passar por tudo isso? Você acha mesmo bacana ficar com alguém que te chame de chata o tempo todo? Que te fez ficar doente, perder muito peso e até mesmo como você disse entrar nessa loucura dele?
      Menina, a vida é curta, segue a vida que tem muita coisa maravilhosa para acontecer e se um dia ele perceber que precisa de ajuda e realmente for atrás e nessa hipotese você ainda o amar e ele te amar, vai ser o momento de ficarem juntos. Do contrário vai viver, porque a vida é feita para ser vivida.

  16. Oi.Tenho 19 sou bi,preciso mt q alguem me ajude
    Conheci um menino (q veio atras d mim) dois anos mais velho.Ele se encantou por mim,começamos a ficar.Todos os dias ele me dizia q tava se apaixonando,q eu tinha roubado o coraçao dele,q sou lindo,q ele só pensava em mim e amava meu sorriso etc.
    Até q 1 dia, dpois d 1 mes “juntos”,d uma hora p outra ele disse q não qeria mais nem conversar cmgo pois ele é bipolar.
    Eu fiqei mal,tentei reverter…Ele disse q não tá numa fase boa pra se envolver cmgo.mas dpois disso,ele SEMPRE vem atras d mim,fica perguntando se to com outros,fica c ciumes d mim,tem dia q fala q qer me ver depois nao qer mais.Me manda msg q ta com sdd e q ta triste.Mas depois me trata mal de repente.Um dia fala q qer dormir cmgo,me beijar, no outro fala q nao ta legal.
    OKele é bipolar.Mas como lidar?No q devo confiar?Q ele gosta d mim? Ou correto seria não conversarmos? Tento d novo?Falo td q sinto?Gosto mt dele,e sei q ele sente algo.To apaixonado, qeria mto ser o motivo da felicidade dele.
    Há 1 mês to sem saber o q fzer.Qndo eu menos espero ele vem atras mas depois tudo muda.
    É normal esse comportamento dele? Como posso ajuda-lo nisso?O q faço?Gosto demais dele e qro ser feliz ao lado dele.e ele é lindo!faz tratamento psicológico mas ultimamente tá diferente.Percebi q foi depois q aconteceu algo com ele (algo meio pessoal)
    Como faço p mostrar q qero estar ao lado dele fazendo o bem pra ele? Ja expliquei q gosto dele e aceito ele exatamente do jeitinho q ele é.Bjs e obrigado desde ja… espero alguma resposta

    1. Oi Jorge, desculpa a demora para te responder. Final do ano sempre é complicado. É muito difícil falar sobre uma situação quando não conhecemos os envolvidos. Mas já que você disse que ele é bipolar podemos imaginar levemente como as coisas acontecem. Como já disse para várias outras pessoas, é realmente complicado lidar com bipolares, para que as coisas andem um pouco melhor o ideal é que eles sempre sejam acompanhados e façam os tratamentos. Uma hora ou outra a vida fica mais fácil e entra no eixo, mas isso não quer dizer que não haverão outros momentos de crise e que o acompanhamento volte a ser mais pesado.
      Para os bipolares é natural que cada segundo do dia a opinião mude, as vontades sejam opostas… A vida é literalmente uma montanha russa, cheia de baixos e altos. Por isso muitas vezes é complicado diagnosticar e entender como eles pensam. Até mesmo compreender o que sentem, já que do ódio ao amor é questão de milésimos de segundo.
      Você ainda é bem novo, eu sei que aos 19 já achamos que somos adultos, muitas vezes achamos também que encontramos o amor de nossas vidas. E pelo que você descreveu vocês também não estão há muito tempo juntos. Por isso eu te pergunto, já que aqui é você que está procurando ajuda e não ele: Será que valerá sofrer tanto para estar ao lado e ajudar alguém que pode não querer ser ajudado? Afinal, sou a favor de ir a luta, dar a mão, apoiar, ir junto ao psicanalista se for o caso. Mas até o limite onde interfere no seu bem estar, na sua felicidade. Tudo na vida chega nesse limite, se te fizer mais triste do que feliz é a hora de dar tchau. Acho que é a hora de seguir em frente, outras pessoas maravilhosas e nem tão boas assim também vão passar pela sua vida. Acho bacana tentar continuar ao lado dele, mas como amigo, como alguém que o conhece pronto para ajuda-lo. Desde que isso não interfira na sua felicidade.

  17. Bom, eu estou a quatro anos com uma pessoa, 1 ano noiva e morando junto!

    Nao sei mais o que fazer… Estou ficando doida junto com ele!

    Tem horas que eu penso que e covardia e sem vergonhisse mesmo, mas depois penso que ele e bipolar!

    Ontem estavamos bem, fazia duas semanas sem brigas… Hoje pela manha acordamos tomei cafe com ele, fui abrir o portao pra ele pela manha pra sair, me deu um beijo e foi pro serviço. Logo depois umas 9 da manha liguei perguntando sobre como ele estava e tal, e ele foi frio grosso, disse que estava trabalhando como sempre e que estava como sempre…

    Liguei agora 3 e 30 da tarde e ele disse que estava ocupado !

    Nao vou nem comentar o que ja passamos antes. Agressao verbal, ja fiquei em depressao me levantei por conta dos amigos, sem contar nas agressões fisicas!

    Eu estou ficando louca junto com ele! Comecei a surtar de nervozo! Bater as coisas ee estragar as coisas pra nao bater nele!

    Acho que quem precisa mais de ajuda sou eu!

    Amo muito ele porem nao sei se vale tanto a. Pena

    1. Li todos os comentários aqui escritos e fiquei com a seguinte certeza de que FIZ A COISA CERTA,faz um mes que terminei com um bipolar e to me sentindo muito bem,como fazia muitos anos que não me sentia,e olha que sou evangélica,foram 5 anos de luta,5 anos que perdi minha própria identidade,minha vida,minha relação familiar,pra viver unicamente,exclusivamente em função de um BIPOLAR FRIO,MIMADOe ainda por cima ALCOOLÓTRA.É isso que vcs querem pra sua vida????É isso que vcs querem ver filhos com sérios problemas na fase adulta.Crianças que passaram a vida toda vendo as fases doidera,e depois em meio a esses devaneios absurdos,que com certeza deixarão danos irreparáveis na mente dessas crianças.Não esperem a depressão,a sindrome do pânico tomarem conta de vcs mulheres,homens,criem coragem assumam que diante de um BIPOLAR,somente com muita oração e olha lá.Pq Bipolar não sara,ele só muda de fases,costumo dizer isso,por mais que vc nutra amor e esperança,conviver com um bipolar é sentenciar seu futuro,é tornar refem do medo,da insegurança.Então mediante a minha experiência, eu digo,cuidado,Eles são super inteligentes,sedutores,e muitas vezes vão tentar se fazer de vitima e eles são experts nisso,kkkkk,cuidado eles sempre vão fazer de tudo pra vc se sentir errada,um lixo,um verme,pq eles se sentem soberanos,e ai de alguém que discordar,portanto se tiver que orar,ore,vá na igreja,faça campanha,mais se nada disso der certo,minha filha,meu amigo,peça Deus forças,proteção e muita sabedoria,que ELe com certeza vai te ajudar a encontrar o seu caminha de paz,de amor,de certezas,e de vitórias,Deus abençoe a todos BIPOLARES E REFLEXOS DELES!!!!!

  18. Fui diagnosticada a 7 anos. Estou em tratamento com um psiquiatra. Sou tratada por psicólogos desde os 8 anos por depressão. Em Brasília tem o núcleo de mútua ajuda de pessoas com transtorno afetivo. É gratuito para a comunidade. Eles se reúnem todos os sábados na faculdade de medicina da UnB. As reuniões me ajudaram e também ajudaram minha família.

  19. Nossa como é complicado relacionar com um bipolar, estou sem saber o que faço. Pedi a pessoa que fizesse o tratamento com psicólogo pois ela só toma o remédio e vejo que só o remédio não ajuda é necessário também a terapia.

  20. Bom dia a todos.

    Estou muito angustiada com um problema que me aconteceu e zilhões de dúvidas na minha cabeça nesse momento….Gostaria, se possível, alguém pudesse me orientar…Não sei se alguém ja viveu uma situação parecida.

    Eu estava convivendo com um companheiro bipolar há pouco mais de um ano. Penso que nos amávamos muito (pelo menos me sentia correspondida), mas ele tinha um problema sério de compulsão com dinheiro, o pouco que recebia gastava tudo e esse era o ponto negativo da nossa relação. Ele não faz o tratamento corretamente pois me disse que deixou de tomar o litio pq o engordava muito e só tomava os demais (rispiridona, paroxetina e rivotril), mas assim mesmo quando queria e na hora que queria. Ele não tinha onde morar pois a família já o havia abandonado por não suportar mais o problema.

    Aconteceu que pra não ter que me ajudar numa fatura do cartão, tivemos um estresse enorme esse mês pois eu desconfiava que ele já teria gasto um dinheiro que estava pra receber de sua atividade que é autônoma e aconteceu que no dia que então receberia, ficou sem atender as minhas ligações o dia inteiro só aparecendo em casa ja tarde da noite e dizendo que não recebeu e que ficaram de pagar no dia seguinte. Novo estresse entre nós. Só que no dia seguinte, ele resolveu ir embora da minha casa sem me dar qualquer satisfação. Pegou todos os seus pertences e foi embora e apenas quando cheguei em casa que percebi o ocorrido. Fiquei sem chão.

    Me ligou 3 dias depois chorando muito, pedindo desculpas, dizendo que eu era a mulher da vida dele mas que estava se sentindo desrespeitado e humilhado pois eu controlava tudo na vida dele. Que me agradecia muito por tudo que eu tinha feito por ele mas que queria ser somente meu amigo.

    E aconteceu também há poucos dias que eu descobri, através da internet, que ele saiu da minha casa pra ir parar na casa de uma outra mulher e está vivendo com ela, inclusive com fotos no face já do casal!!! Isso tudo em apenas 1 semana…..

    Já tínhamos acertado que o nosso relacionamento só seria possível continuar se ele retomasse o tratamento correto abandonado já há tantos anos e ele tinha concordado. Já estava agendado com psiquiatra e psicólogo para o próximo mês de novembro mas infelizmente agora não acredito que o faça.

    Não sei o que fazer…..infelizmente aprendi a amá-lo com a sua doença e suas idiossincrasias mas isso me fez questionar muito o seu caráter. Fico com dificuldade de fazer um justo julgamento pois não sei se o que ele fez foi um ato involuntário promovido pelo pico da doença num momento de muito estresse ou se foi pura falta de caráter mesmo.

    Agradeço quem puder me responder.

    Fatima

  21. Olá pessoal!

    Acredito que estou passando pela mesma situação.

    Namoro a dois anos com uma garota e essa semana ela surtou! P ter ideia estávamos super bem, na ultima sexta tivemos uma noite maravilhosa e sábado quando acordamos a primeira coisa que me perguntou era que horas eu iria embora. E passou o find praticamente sem chegar perto de mim. Essa semana mal nos falamos e ela disse que precisamos mudar a dinâmica do nosso namoro. Não sei o que fazer e muito menos o que pensar.

    Alguém ai que já possou por isso consegue me dar uma ajuda? O que eu faço???

    Obrigado a tds

  22. Olá, estou no começo de um namoro, com uma pessoa que suponho que seja bipolar, estou ficando louca, pois não sei como agir, sempre estamos bem do nada ele muda ñ responde minhas msgs, é como se eu não existisse pra ele, ficou me perguntando o que eu fiz pra ele ficar assim, se é algo comigo, e depois ele volta como se nada tivesse acontecido, faz 2 dias hoje q mandei msgs pra ele e ele foi muito frio, mal me respondeu, dai pesquisando sobre a doença vi, que temos q deixa-los a vontade. Por favor me ajude, como devo agir?

    1. Cara é muito difícil isso. Amo um ate hj e estamos desde abril sem se falar. Ele me bloqueou de watts de face…tudo!!! O q vc diz ai é o mesmo q passei. Mas é aquela coisa….vc esta assinando pra sofrer. Eu acho o meu ex a melhor pessoa do mundo. mas hj ele me rejeita dum jeito q me machucou demais e ate meu psicológico ficou prejudicado. Queria pelo menos a amizade dele de volta mas parece q nem isso terei. So não sei o q ele sente por mim hj em dia….mas as vezes acho q ele so quer me proteger. Mas saiba q as sumidas dele não são por sua causa. São confusões na cabeça dele q nem a mae dele ele quer ver…entende? Deixe ele quieto mesmo…mas veja direitinho se é amor mesmo. O meu é e sofro mas continuo a viver minha vida até o dia q ele souber q eu realmente quero o bem dele.

      1. Tô passando por essa situação igual a vc. Parece Que descreveu tudo que está acontecendo. A mãe dele disse que ele falará comigo no tempo dele,porém temos Que seguir nossas vidas. Ele uma pessoa incrível mas este problema da bipolaridade afeta tudo. Meu psicológico ficou afetado com essa briga que ele interpretou de uma forma errada. Espero que ele se trate.

  23. Luana, pode me escrever? Tive um relacionamento de 1 ano, a maior parte do tempo perfeito. Mas ele teve uma crise e me traiu com várias. Terminamos há pouco. Quero voltar mas tenho medo… Ele se trata e leva a sério.

    1. Oi, legal seu blog. Como vc lida com as crises, o meu bipolar tem crises e me trai. Mas ele toma remedio, leva muito a serio a medicaçao, nao me conformo que ele nao viu os sinais e não se tratou. Para ter ideia de como ele lega a serio o tratamento eu terminei com ele e a terapeuta pediu pra ele não falar mais comigo, pra ser rigido comigo , ele mesmo me falou isso e ele tem seguido. Quero voltar, mas nao com as crises de traiçao

      1. Oi Ga,
        que bom que ele trata. Eu também não aceitaria traição.Não acho que ser bipolar é motivo para trair. Tá certo que eles tem muitas vezes a libido aumentada. Mas se já tem compromisso com alguém, buscar a outras para mim não é desculpa. Eu não entendi a terapeuta dele. Por que ela pediu que ele não fale com você? Conversem bastante e deixe claro certas regras e se ajudem mutuamente. Conte comigo. Espero que dê tudo certo.

        1. Oi, aqui estou eu ainda.
          Acompanho os comentários pra me ajudar a ficar distante. Apesar de que desde q terminamos n assumimos compromisso, tivemos amizade colorida, cheia de brigas, idas e vindas. Mts meses afastados. As vezes ele me procura e eu tenho dificuldade em me afastar. Sinto saudades e amor, as vezes bate a sensação de q ele me ama tbm, mas com a bipolaridade n acredito mais.
          Torço pra desistir dele de vez ao mesmo tempo q imagino nós juntos com uma família. É dificil, depois de tanto tempo encaro com a naturalidade q irei ama-lo pra sempre, mas q nunca ficaremos juntos.
          Ele eh maravilhoso, mas bravo, grosso….

          Agora um detalhe, ele nunca assumiu uma relação séria comigo, ou seja, ele n me ama, só me procura pela carente. Na mania dele ele vai atrás de mulheres. Essas coisas me mostram q além de bipolar falta caráter, pq ele me traia, n me assume…. mas isso é bom, pelo menos ele deixa meu caminho livre. N me ilude.

    2. Olá Giuli, eu já conheço o seu blog e adoro, é a única coisa que tem me motivado a seguir em diante com meu futuro marido, em semanas eu iria viajar 10 horas para morarmos juntos e nos casarmos começo de 2016, mas ele terminou comigo do nada e não me atende, não me responde tem 3 dias! Foi a primeira vez que ocorreu isso! O que eu faço, dou espaço e espero ver se passa a crise ou insisto e tento ligar novamente?
      De qualquer forma vou viajar mas sem a mudança para conversar olho no olho nem que seja para ele terminar na minha cara, mas preciso resolver isso!
      Você acha que devo ir e pegar ele de surpresa ou espero ele me atender no telefone ou facebook?
      É o tudo ou nada da minha vida!
      Me dê uma opinião, já que vcs vivem a tanto tempo juntos!
      ingridreinecker@hotmail.com

    3. Olá.boa tarde! Eu tambem estou uma situação bem complicada me apaixonei perdidamente por uma pesssoa perfeita,nos dois primeiros meses ate ele entrar no primeira crise aquando estava prestes a vir para o Brasil me visitar pois ele nao e brasileiros,estava tudo perfeito ate as nossas fotos e status de relacionamento sumir do face dele ele me.disse q seu face tinha sido rakeado e que tiraram tudo mais eu com minha inteligência e maturidade pude perceber que ele tava mentindo nao por maldade mais por algo que estava acontecendo dai pra nao arrumar problemas e nem falar pra ele eu nao acreditava nele terminei ele sofreu muito pois alem de esta na crise estava muito apaixonado mais eu percebi que algo estava errado pois ele nunca tinha mentido pra mim eu nao tinha motivo. Pra desconfiar dele entao resolvir correr atras e pedir desculpas pois sabia q ele estava sofrendo com muito custo ele.me.respondeu e voltamos depois de um mes dai pra ca ja tivemos problemas pelas crises por ciumes dele ele.me bloquea do face add varias mulheres aquando melhora volta fica tudo bem ele ex as mulheres do face disse q me bloquea para me.proteger do que se passa com ele,so que ele nem a propria familia sabe nada sobre o problema eu que explique pra ele tudo que passa com ele falei que.precisa se cuidar ofereci minha ajuda ele aceitou so que mais uma.vez piora e me blqueor novamente e nao entra mais no what ja faz uma semana. Nao sei como sera de agora em diante so sei que temos um sentimento muito profundo um pelo outro algo surreal esta sendo bem difícil conviver com a ausência dele…se vcs puderem me da uma dica do que posso fazer pra amenisar tudo isso agradeço

      1. A única ajuda nesses casos é fazer ele entender que não está bem e que precisa de ajuda. Na maioria dos casos as pessoas tratam estes tipos de transtornos como frescura, dizem que é falta do que fazer, por isso é raro alguém que compreenda e vá ajudar de verdade. Para que isso aconteça você Tbm precisa que ele entenda que está doente. Depois que ele aceitar que não está bem é necessário buscar ajuda de um profissional, um psicólogo e um psiquiatra para que eles façam o diagnóstico. Após esse passo é iniciar o tratamento e segui-lo à risca. Não é fácil para você é muito menos será fácil para seu namorado. Ele irá querer parar muitas vezes, sem mencionar que até ele admitir que está doente o processo é pesado. Normalmente a pessoa chega até o fundo do poço para então admitir que precisa de ajuda.
        Boa sorte e forças nesse momento.

        1. Valew mesmo pela ajuda,eu sinceramente estou bem consciente do problema dele e o quanto isso será difícil numa convívencia há dois,mais nesse momento o que sinto por ele ee mais forte do que qualquer problemas que venhamos ter no futuro ele não e só um bipolar ele e uma pessoa linda por dentro quando está bem por isso eu tenho tido muita pasciencia pra tentar ajuda-lo a se tratar ale tem horas que admite que tem um problema e outras horas se faz de bobo e desconversa não quer que eu fale do assunto mais as vezes eu insisto,porque além de não ter conhecimento do problema ele e imaturo e muito cabeça dura,eu não sei se ele vai voltar a me procurar já que me bloqueou no face e acredito que tirou o APP do what pra que eu nao mande mensagem mais se ele voltar estou disposta a ir ate o fim pra ajuda-lo ele me fala que sou seu anjo e talvez eu sou mesmo porq minha vontade de ajuda- lo e muito grande

      2. Ola Juliana! Tudo bem?
        Vivenciei um episódio parecido com o seu. Descobri que após 3 anos de relacionamento ele era bipolar. Me traiu com varias pessoas. Mentiu muito. Falava que estava doente e ia na balada. Coisas horríveis. Me fez sofrer muito. Me prontifiquei a ajudar. Li muito a respeito da doença. Mostrei para ele que ele estava doente, mas sempre na fase da depressão, quando estão na mania não adianta as coisas so pioram. Resolveu se tratar, tomar remédios, etc. No final de 4 meses de tratamento, nova crise de mania , novas mentiras , nova traição. Não adianta ele te dizer que te ama e que vc é a pessoa da vida dele se após uma crise mente e te trai. Eu desisti. Vou cuidar da minha vida e da minha saúde. Cuide-se. Não vale a pena entrar nessa. Saia enquanto tem tempo.

    4. Oi Giuli, tudo bem? Tentei acessar seu blog mas diz que não sou autorizada 😦 gostaria muito de ter acesso, pois quero me informar sobre o assunto e a sua experiencia poderia me ajudar muito. Como faço?
      Um abraço,
      Fe

  24. “Não sei se vou conseguir viver com ele e a doença o resto da vida, e se nossos filhos também tiverem, é muito sofrimento”
    Esse tipo de pensamento quando se tem um parceiro bipolar que não se trata é comum, mas quando vem na minha cabeça logo passa. Podem achar q é fantasia mas eu só consigo crer q ele vai melhorar e vamos conseguir viver em paz com a graça de Deus.

    A gente namora a 3 anos, já estamos noivos, e em janeiro desse ano foi quando comecei a desconfiar q ele podia ser bipolar. Durante nossos 3 anos, os primeiros 9 meses foi tranquilo, depois começaram as brigas mais frequentes e em muitas vezes após a briga (por qualquer motivo bobo, nem eu sabia pq estávamos brigando) ele ficava uns 4 dias sem me ligar, ou atender o cel, eu achava então q era o jeito dele, até pq depois ele voltava e pedia desculpas. Algumas vezes chegamos a terminar sem motivos. Eu achava q a culpa era minha por ter causado a discussão.

    Até janeiro de 2015, durmimos todos os FDS juntos na minha sogra e na segunda de manhã ele me deixa em casa, estava tudo bem e ele me deixou em casa como de costume e qdo liguei p ele a noite não Me atendeu e isso foi por uns 3 dias, depois me pediu desculpa q não Sabia pq não atendeu e ficamos bem…. Daí foi onde comecei a desconfiar da doença, só esse ano ele teve 7 crises com uma duração média de 1 semana. Ele fica na fase depressiva, se isola, se afasta de mim, e da família dele, come pouco, dorme pouco, é agressivo, fica irritado. Ele está numa crise essa semana (uma das piores) não Brigamos pq comecei a entender q é da doença e tenho muita PACIÊNCIA e AMOR e evito Bater de frente, só espero os dias passarem (na crise sempre a o risco, SEMPRE, de rompermos). A um tempo atrás contei p minha sogra e desde então estamos unidas, ela como mãe sofre muito e eu como namorada tenho q me contentar com amor em migalhas, marcamos um psiquiatra pra próxima segunda, o difícil vai ser convence lo de ir. Ahhhhhhhh e tem mais, ele usa maconha, cigarro e álcool ( o q me deixa mais triste) e o q agrava mais ainda as crises.

    É muito sofrimento pq ficamos doente juntos, mas eu não vou desistir, minha Fé em Deus é inabalável, não importa as circunstâncias vamos vencer em nome de Jesus

    1. Esqueci de falar, sobre a crise q ele está nessa semana: estava tudo muito bem, quarta passada foi nosso aniversário de namoro 3 anos, saímos p jantar e dormimos juntos, na quinta de manhã estava tudo perfeito e ele me deixou em casa, depois do almoço liguei e ele me atendeu, mas a voz já estava diferente, sem paciência, a noite não me ligou e não me atendeu (fiquei de boa. Já q no outro dia já seria sexta e FDS ficamos juntos) só q no fim da tarde de sexta ele não me atendeu. Revoltada por mais uma vez e o pior sem motivos nenhum ele fazer isso, fui pra casa do meu sogro (na esperança q ele fosse p lá) e falei com minha sogra q é separada do meu sogro… Ela disse q ele tinha dormido na casa dela na noite anterior, acordou cedo e saiu com roupa velha (disse q ia ficar na oficina do amigo mexendo na moto dele) mas ele não atendia ela e tbm não atendia o pai. Resolvi ir pra casa da minha sogra, ela ia p chácara FDS e pediu p eu ficar lá q uma hora ele ia aparecer, de sexta p sábado não voltou, sábado todo sumido, e sabado começo da noite voltou p casa da mãe, sujo e sem tomar banho, perguntou o q eu fazia lá, mas nao me mandou embora, fiz algumas perguntas e ele respondeu pouco, disse q dormiu no amigo pq não queria falar c ninguém, totalmente frio, não quis comer e não conversou e nem podia ficar perto dele. Durmimos em quarto separados (era muita humilhação e falta de consideração, minha sogra por telefone pediu p eu ter paciência e ficar la) no domingo de manhã ele acordei antes das 7am (o q não é comum) e eu levantei perto das 9am, uma noite mal dormida, sonhei q pela manhã ele ia até o quarto e ficava segurando minha mão ( mas era só um sonho) ficamos no sofá distante um do outro assistindo TV, ele não quis almoçar (so comeu doce) e não tomou banho, fumou 2 cigarros de maconha, tentei conversar e me aproximar, mas sem chances. As 15:00pm ele foi p casa do amigo mexer na moto e não deu hora p voltar, fiquei lá, ele chegou as 20:00pm, tinha bebido muita cerveja, sujo de graxa, não comeu e nem tomou banho, não quis aproximação novamente. Durmimos na mesma cama de domingo p segunda ( no meio da noite ele me abraçou. Pensei UFA ta passando a crise) de manhã eu coloquei a mão no braço dele e ele irritado tirou, AFF, mais um dia, levantei antes dele fiz café, minha sogra estava p chegar e ele saiu antes dela, disse q não Sabia quando me ligava num tom de voz rude, e tbm não ligou p país e nem atendeu ligação. Minha sogra chegou e conversamos muito, chegamos a conclusão de marcar um psiquiatra, resolvi não ligar p ele, só mandei uma mensagem segunda dizendo q estou com ele pra enfrentar qualquer problema. Hj já é terça, ta na hora da crise acabar, ele não voltou p casa, com a mesma roupa e sem tomar banho desde sábado, dormiu no pai ontem…. E hj só Deus sabe.
      Tenho 23 anos, e ele 25 anos.

  25. Amo muito meu ex. Ele tem transtorno bipolar…mas ele sempre me bloqueava e voltava como se nada tivesse acontecido. Ele se trata mas bebe e usa cocaina. Eu queria pelo menos voltar a falar c ele. Sendo q ele parou de falar comigo ja a meses. Amo ele de verdade e sofro. Como faco pra reaproximar e ter pelo menos a amizade dele de volta. Detalhe…fiz uma tatuagem nome dele no pulso por ele ter me convencido a parar de beber e usar drogas. ja tem muito tempo q parei mas ele n.

  26. ola amigos,li todos os comentarios e agora tem certeza que convivo com um homen bipolar…pensei que estava ficando louca…duro é que ele nunca vai admitir esse problema,não sei como ajuda-lo.

  27. Boa Tarde, queria esclarecer algumas dúvidas contigo.
    É normal num bipolar responder ás mensagens passado algumas horas?
    É que eu namoro com o meu há quarto meses a gente tem discutido muito porque nunca lidei com pessoas bipolares, está a ser um processo muito difícil, eu já não sei o que fazer uma vez dá tanta importância aos amigos depois ao computador e eu por vezes fico em último agora fica eufórico por eu ir ter com ele, tenho andado tão irritada com ele, o que eu faço?

  28. Alguém Me Ajuda ‘ – Me Ajudem Por Favor
    Meu Namorado e Doido ‘ Tipo Qualquer Discussao Que A Gente Tem ‘ Ele Já Quer Terminar ‘ E Tipo Ele Diz Que Me Ama , Mais Como ? Ele Tem a Mente Fraca Demais E Toda Vez Que Isso Acontece , Eu Faço De Tudo Pra Ele Não Ir Embora ‘ .. e Se Ele Terminar Ele Não Volta Mais 😞 , Por Favor Alguém Me Ajude !! EU Amo Muuito Ele 😞❤ , Quem Puder Me Ajudar , Chama No Whats – 63 8121 7387 ‘

  29. Ola, namoro faz 9 meses e descobri a pouco tempo que ele é bipolar, quer dizer, eu suponho que tenha, pois ele não assume,AIS vive tendo crises horríveis de mau humor e mudanças de comportamento. Já pensei varias vezes em terminar tudo, mais sei que ele é uma ótima pessoa. Não sei como lidar com isso, estou desesperada.

  30. Olá!
    Vivi uma situação na minha vida muito dificil, minha ex namorada é bipolar…a Bipolaridade é uma doença muito triste, ela não admitia que era bipolar, agora que foi diagnosticada e esta se tratando, mas depois que ela atropelou o nosso relacionamento até destruir ele por completo. Amar uma pessoa bipolar é muitíssimo complicado, uma hora está tudo maravilhoso como um conto de fadas, em um instante as coisas mudam como se você estivesse numa bola de fogo, um caos, somente Deus para ter misericórdia de quem sofre de bipolaridade e para quem convive. Se eu tivesse poder arrancaria isso dela, pois ainda a amo, mas tenho medo de voltar para ela, queria muito poder conversar com alguém que sofre ou convive com alguém bipolar meu e-mail: baroniuss@gmail.com

  31. Ola
    Me chamo Juliana e estou tendo um relacionamento complicado com uma pessoa que apresenta bipolaridade, a maior dificuldade é que ele não quer se tratar, então nossa relação esta cada vez mais complicada, ele já terminou comigo umas 5vezes em 1 ano que estamos juntos, alega sempre que me ama e que quando não esta comigo sofre, quando retornamos o relacionamento ficamos bem por algumas semana, as vezes somente dias, logo em seguida ele diz não esta bem e some por semanas e depois volta com inúmeros pedido de desculpas e arrependimento.
    O que faço? Como lidou com essa situação?
    Pois isso tem acabado comigo tenho cada dia mais ficado depressiva, perdendo ate mesmo kg sumindo pra ser mais exato desde que estamos juntos eu já perdir 20 kg.
    Me mande por email ae possível uma forma de lidar com essa situação e se for pra sair desse relacionamento como faço.
    Dede já obrigada pela atenção.

  32. Eu sou diagnosticada ,só o que me estressa é que não sei quem eu sou.As vezes eu falo que gosto de garotas,mas eu não gosto,por vezes meninos,mas quando me pedem em namoro ,na hora eu até quero,mas no outro dia eu já não quero .Isso tem me estressado mesmo.Não sei o que fazer

    1. Geh, se vc realmente é diagnosticada como bipolar o ideal é fazer acompanhamento. Tanto com psicóloga quanto com psiquiatra, os dois profissionais lhe ajudaram a responder algumas questões e também a controlar a mudança de humor constante.

      1. Estou em tratamento há 1 mês, e posso dizer que as coisas vem mudando bastante. Consigo ter menos ansiedade e mais firmeza de opinião. Estou mais ativa e consigo realizar melhor todas as tarefas. É um problema a ser tratado como qualquer outro. A gente acha que vai ficar louca, é tanta mudança o tempo todo que nem a gente mesma sabe o que esperar da gente. Eu fiz a burrada de ter ficado 4 anos sem tratamento por medo. 4 anos vivendo mal.

        1. Isso é muito bom. A maioria dos casos realmente é necessário ser supervisionado. E isso não para melhorar apenas o relacionamento com um terceiro, mas para si mesmo. Como você mesmo disse não se sabe o que esperar de si mesmo. Isso é a prova de que nós mesmos temos de estar acima de qualquer coisa. Parabéns pela iniciativa Nina 🙂 …

          1. Gente, todo mundo que ama um bipolar sabe o sofrimento que é…as oscilações no humor acompanhadas de oscilações nos sentimentos, a inconstância, o sentimento de abandono , de frustração, de impotência. A gente sabe que há algo espiritual nisso…não é só físico ou os remédios dariam um jeito de estabilizar o quadro mas, mesmo em tratamento, eles continuam apresentando as mesmas oscilações de humor. Nem a ciência conhece bem essa doença… A cura tem que ser na alma e nos espírito. Só Jesus pode fazer isso! Só Jesus pode dar a cura completa a eles. Oremos a Deus por eles!

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s