A Bolha do Namoro

Não tenho muitas experiências com namoros. Mas, tenho muitos amigos que namoram, e assim como qualquer um, todos esses amigos já namoraram e terminaram com várias outras pessoas. E muitos desses amigos tem amigos, que também são meus amigos. Whatever.

A questão é: muitas vezes esses amigos dos namorados se queixam pra mim… “Ah, mas fulano é foda né? Começa a namorar e esquece dos amigos…” “A fulana lá é sempre assim, namora, esquece dos amigos e quando termina vem correndo atrás… Aí os amigos prestam…” E aí eu penso: Mas gente! Isso é natural!

Capture

Tudo bem, muitos de vocês podem discordar de mim, mas eu acho absolutamente natural haver um certo afastamento dos amigos, e da sua antiga rotina, quando você namora. Claro que penso que o isolamento social não é a melhor saída, porque independente de qualquer relacionamento, a individualidade é salutar para as relações… Aquela saída com os amigos pra tomar uma cerveja e falar besteira continua sendo essencial.

Mas serião! A sua amiga, antes solteira, que saía contigo no sábado a noite pra curtir a balada e dançar até o chão, conhecer gente nova e enfim, agora que está namorando pode preferir sair com o namorado, pegar um cinema e fazer algo mais light. E isso não quer dizer que ela não é mais sua amiga ou não gosta mais de você. Apenas está vivendo uma outra fase, e seria interessante que você como amigo(a), entendesse isso.

Sempre achei  estranha essa dependência que muitas vezes criamos em cima dos nossos amigos… De que quando ele começa a se relacionar com outras pessoas, parece que o mundo vai acabar!

Sim, aquele seu amigo que antes saía toda a semana contigo, as vezes até mais de uma vez, vai diminuir a frequência… Ele vai passar um tempo a mais com a namorada, conhecendo a família dela, saindo com os amigos dela  e participando dessas obrigações sociais. E você, por sua vez, ao invés de ficar choramingando a solidão e o afastamento deveria continuar vivendo a sua vida, e aproveitar esse momento pra conhecer ainda mais gente legal!

Capture 1

E se por acaso o relacionamento não for o certo, seu amigo vai querer chorar as pitangas. E como amigo, é importante saber lidar com isso. Enfim…

O que devemos aprender nisso tudo, é que somos seres individuais, e que qualquer relação de dependência e projeção da felicidade no outro é muito ruim para nós! Amizade boa é aquela que não cansa, que não exige, que te quer feliz! Amigo é aquele que está ali para te compreender, confortar e te apoiar. Aquele que não exige contrato de exclusividade contigo. Aquele que aceita seu novo namorado, seus novos amigos. Amigo é aquele que mesmo você não vendo ou falando todos os dias, você sente ele por perto. E quando se encontram, parece que ficaram só um dia sem falar. Amigo não serve para julgar.

Deixa pra lá esse mimimi! Seu amigo arranjou uma namorada nova? QUE BOM! Fique feliz por ele, apoie, esteja ao lado quando precisar. E vá ser feliz! Sem joguinhos, manhas e choramingos!

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s