Igualdade para a MULHER, progresso para a Sociedade!

O dia 08 de maço é conhecido por ser o Dia Internacional da Mulher. Acredito que todos saibam que este dia tem como objetivo relembrar as operárias que fizeram greve para lutar por seus direitos, como melhoria no salário, na carga horária e também por uma vida melhor (diga-se respeito e igualdade). O que poucos percebem é que com o passar do tempo as pessoas literalmente esquecem que essa luta realizada por volta de 1917 é travada até hoje e infelizmente fazem dessa data uma outra qualquer, daquelas que tem mais como sentido ser comercial, dar bombons e flores como um modo de dizer “Parabéns mulher! Hoje é seu dia e você merece ser tratada bem”. A questão é que dar bombons e fores não é sinônimo de tratar bem de verdade uma mulher, isso na verdade é um pequeno detalhe, entre outros tantos que nos fariam ainda mais feliz.

tumblr_m2aig1MLMS1rta8vuo1_400

Que tal lembrar que as mulheres sofrem diariamente violência, seja física ou não… Sim, estou falando do assédio nas ruas, o famoso “fiu- fiu”, a cantada de pedreiro, aquele “comeu?”, o tão repetido “gostosa”, o olhar indiscreto… Também estou me referindo ao salário mais baixo do que os homens que ocupam o mesmo cargo, das mulheres que escolhem o que fazer e como fazer e são chamadas de vadias, ou daquelas que tem que escolher entre a família e o trabalho, as que se matam de estudar e ainda assim são chamadas de burras ou incapazes pelo simples fato de não ter um pênis.

Como mencionar que no estado de São Paulo uma lei teve que entrar em vigor para que as mulheres não fossem “linchadas” ao amamentar seus filhos em locais públicos. Mas pera ai, alimentar o filho não pode porque mostra o peito, mas no carnaval mulher andar nua é a coisa mais natural e bela não é mesmo? E depois ainda acham ruim quando um camiseta da Copa remetia as belezas naturais do corpo feminino. Isso não faz nem um pouco de sentido né? Se bem que querer comer de quatro uma moça, contar para todos os amigos pode… Mas se a mulher que tomar a atitude e dizer que gosta de sexo é vadia, e isso também não faz nem um pouco de sentido.

tumblr_inline_muw5srGCQJ1qa03lv

É triste saber que enquanto escrevo esse texto, tentando falar sobre esse dia especial para as mulheres casos assim acontecem. É horrível saber que quase uma semana antes de “comemorar” essa data uma universitária foi, pelo que indicam as investigações, assassinada aqui em Foz. E quantas outras sofrem desses ou outros maus?

Ainda se escuta e lê muitos que acham que sabem da verdade falando sobre como feministas são mal amadas, mal comidas, são amargas e blá blá blá blá. Se com elas lutando pelos direitos da mulher estamos nesse ponto, imagina se não tivesse quem levantasse a voz para dizer “também somos humanas e iguais a você homem!”? Não to dizendo aqui para ser extrema, queimar sutiã, nem de querer saindo por ai querendo dizer que tudo se resume ao machismo da sociedade. Extremismo ao meu ver é o mesmo que fechar a mente.

feminismo

O que quero propor afinal é aproveitar esse dia para relembrar as lutas de todos os dias desse gênero “delicado”. Então que tal fazer isso? Que tal não dar apenas uma flor ou um bombom, mas pegar a mulher que você tem ao lado e dizer para ela o quanto ela é especial em sua vida? E mais legal ainda seria poder estar ao lado dela em uma homenagem…

Deixo aqui no final desse texto um convite a quem mora em Foz do Iguaçu. Vamos comemorar esse dia juntos e fazer dele o começo de uma nova história para as mulheres? Então vá até o Sarau da Mulher, um evento organizado pela Ciranda Feminista, que acontecerá no domingo, dia 09 de março a partir das 17h na Fundação Cultural. Espero vocês lá!

1001287_529134880537639_55766108_n

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s