Sete Conselhos Sobre Relacionamento

Por: Paulinho Uda

Tenho tantas amigas desiludidas, sem marido, sem namorado, sem amor, sem “homem de verdade” (seja lá o que isso significa). Elas vivem enchendo minha Timeline no Facebook com frases e imagens que falam sobre desilusão, desamor, desapego, traição, etc.

Apesar de compreender que essas situações fazem parte do cotidiano e do aprendizado sobre a vida e sobre relacionamento afetivo e que são passos necessários para que possamos adquirir a experiência e a sabedoria necessária para evoluir como seres humanos. Fico espantado com a quantidade de amigas que estão em busca de um parceiro, de um relacionamento sério, de alguém para viver a dois, enfim… mas só encontram desilusão!

Não sou nenhum expert no assunto, estou bem longe disso e tenho muito o que aprender sobre relacionamentos. No entanto, me considero um homem feliz e realizado nas questões do coração e gostaria que meus amigos também fossem felizes ou pelo menos encontrassem uma luz para iluminar seus relacionamentos.

Não tenho a pretensão de ensinar nada a ninguém, nem tenho a receita ou a fórmula do amor. Só gostaria de compartilhar com vocês o que penso sobre relacionamentos resumidos em sete conselhos:

1- Pare de procurar, mas permita-se ser encontrada. A primeira coisa que uma pessoa desiludida faz é trancar o coração – “não vou me apaixonar por mais ninguém”. Não faça isso, não se feche, não tenha medo de sofrer (podem ter certeza que eu sei o quanto dói, viu!), entregue-se… vai dar errado, vai dar errado várias vezes e você vai sofrer na maioria das vezes… é fato. Mas só quando nós encontramos o verdadeiro amor (chame como quiser) é que se compreende por que tanta coisa deu errado antes. E acredite, você vai lembrar de cada relacionamento que te marcou, entender e agradecer pelo que passou.

2- Não deixe o diálogo morrer. Casal que não conversa sobre absolutamente TUDO,TUDO, nunca se conhecerá plenamente. Tenha sempre a mente aberta, pois nem tudo é fácil de ouvir e aceitar. Mas o amor só pode continuar crescendo se for cultivado no solo da confiança.

3- Não tente mudar ou podar seu parceiro. Você conheceu o sujeito na balada, bebendo, fumando, rodeado de pessoas (inclusive aquela garota que você não gosta) e agora você quer que ele fique em casa, trancado, que saia sozinho de vez em nunca, que não tenha amigas – “confio em você, mas não confio nelas”. Aqui vai a frase do Dalai Lama: “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”. Ou seja, confie no seu taco ou não desça pro play! Aprenda a confiar e ser tolerante para desenvolver a confiança mutua, mas NUNCA se anule por ninguém.

4- De uma vez por todas entenda: Os homens não são todos iguais… e nem são um pior que o outro, viu! Se vários homens te trataram (ou destrataram) da mesma maneira, o problema pode não ser com eles, entendeu?

5- Ninguém é perfeito, mas a dois, somos sempre mais fortes... e com amor, somos imbatíveis!

6- A mulher é que é a base do relacionamento, é a mulher que constrói o relacionamento… faça seu homem se sentir completo e feliz e ele terá vontade de fazer o mesmo por você. Lembre-se do Dalai Lama no ítem 3.

7- Ser bem sucedida no amor não significa que você também será em outras áreas da sua vida. A familia, os amigos, o trabalho, os estudos e principalmente VOCÊ, também precisam de atenção. Ame sua família e você sempre terá um porto seguro, ame seu trabalho e ele deixará de ser trabalho, ame seus estudos e você vai divertir aprendendo. AME-SE em primeiro lugar, pois para conquistar outros corações, você precisa conquistar seu próprio coração primeiro… Acredite em você e acreditarei também.

Paulinho Uda

Paulinho Uda (Acredite, registrado assim mesmo), 42, gosto de cozinhar e gosto de todos os tipos de músicas, toco violão e quero aprender a tocar Ukulele. Tenho mania de estudar e observar o comportamento das pessoas e tirar conclusões com base na percepção que tenho (Yes, all the time). Tenho uma filha, já plantei muitas árvores, só falta escrever um livro. Mas calma, só farei isso quando tiver algo que valha a pena ler, por enquanto, ainda quero viver muitas coisas que valha a pena escrever.

Anúncios

6 comentários em “Sete Conselhos Sobre Relacionamento

  1. Então, eu estou ficando com um menino do cursinho pré vestibular faz quase um mês e ele veio com um papo de conhecer meus pais e de vim na minha casa (ele mora um pouco longe) e eu nem tava dando muita ideia pra isso e ai ele me chamou pra ir no cinema e tava tudo combinado ja ai eu disse q tinha falado pra minha mãe sobre a gente e do cinema mas ai ele mudou de assunto e no dia seguinte (hoje) ele perguntou se eu me importaria de desmarcar o cinema pq os amigos dele o chamaram pra jogar bola a noite e ele ta muito estranho desde que eu falei da minha mãe apesar de ele sempre falar nesse assunto!!! não to entendendo mais nadaa!! alguém me ajudaa

  2. Gostei do texto. Como sempre existem experiências que fazem com que eu desacredite ou exclua alguns dos conselhos que tu citastes. Exemplo do número 3. Super dou asas para voar (kkkk) e tenho confiança no meu taco, como tu disse. Porém, quando nos relacionamos com pessoas desequilibradas, atitudes como essas, de deixar o parceiro ser como ele sempre foi, podem gerar insegurança. Isso aconteceu comigo, a pessoa se sentia livre, exposta, sei lá, e pensava que eu a traía! Ou seja, o cara podia sair pra beber com os amigos, jogar futebol, ir ao estádio, ter melhor amiga e meeeeeesmo assim eu não era boa namorada!
    Esse comentário foi só um porém, porque eu realmente acredito que um relacionamento mereça ter confiança e respeito mútuo a intimidade e individualidade dos parceiros.
    O último item é crucial! TODOS deveríamos pensar e desejar UM SENTIMENTO, a sensação que queremos ter ao nos relacionarmos com alguém e não desejar alguém específico ( o loiro, alto, olhos claros, que curte mpb, que vai nos lugares que tu gosta e bla bla bla), pois ao focarmos na coisa errada obteremos a coisa errada. O objetivo é simples, “quero me sentir amada, desejada, admirada, quero me sentir plena e etc”, mentalize O SENTIMENTO a SENSAÇÃO. FIM.

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s