Respeito é outra coisa

Volta e meia vejo posts no facebook contendo vídeos de pessoas fazendo atos impensáveis, arriscados e/ou ousados, seguidos pela frase “esse aí merece meu respeito”. Mas que frasezinha mais cafona! Amg, deixa eu te dizer uma coisa. Respeito se dá a todo mundo. Você tá confundindo com outra coisa, como por exemplo a… a… CONFIANÇA!

nao_curtiu isso

 

Serei otimista em dizer que nesses tempos de hoje, tudo acabou se misturando, os conceitos acabaram se mesclando e os significados ficaram deturpados. Isto é, não espere que as pessoas batalhem por seu respeito – isso é coisa que você tem que dar a todos. Já a confiança vai de cada um: a turma do copo meio cheio pensa na confiança como no respeito; outros já ficam mais com o pé atrás.

Respeito significa que, mesmo você não gostando das roupas que ela veste, do modo que ela age ou das coisas que ela gosta, se isso não invade seu espaço, não deve te afetar. Não é motivo pra sair desaforando ninguém Sem contar que só vejo isso nas redes, nunca vi ninguém se meter a folgado na rua. Respeito não foi feito pra ficar guardadinho num lugar esperando alguém, ele precisa ser distribuído – é ele quem estabelece as relações humanas. Você precisa respeitar alguém pelo simples fato dela existir, ponto.

A confiança, essa sim precisa ser conquistada. Essa precisa ser merecida. Leva tempo para acreditar em alguém, saber se a pessoa é realmente digna de ouvir/ver coisas que você não expõe facilmente. Confiança tem que começar bem pouquinha, para que a pessoa vá se mostrando digna, te deixando confortável para dividir segredos e confissões. E se você achar alguém que não conte nadica de nada pruzôto nem em situações de atrito contigo, SEGURA QUE ESSA É RARA! NÃO DEIXA ESCAPAR NÃO!

foto-amizade

Por isso, gostaria de propor que a gente voltasse a fazer essas reflexões. Se uma pessoa fez uma estripulia muito maluca e conseguiu se safar, ou disse algo admirável, lembre-se: seu respeito ela já tem que ter. Ela ganhou sua atenção, ou até admiração por algum tempo. Confiança, sim, é algo que precisa ser ganho. Respeito e educação não são presentes a serem ganhos. É obrigação de todos pra todos.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s