Alegrias, sorrisos e gargalhadas.

“É melhor ser alegre que ser triste,

A alegria é a melhor coisa que existe,

É assim como a luz no coração”

(Vinícius de Moraes)

Embora meu ídolo continue a música falando que para um samba ter beleza é preciso um pouco de tristeza, gosto muito do refrão que mencionei, porque de fato acredito que é muito melhor ser alegre do que ser triste.

Apesar da tristeza muitas vezes ser inevitável, penso que somos absolutamente capazes de dar o tom, a cor, o som e o ritmo que queremos ao nosso dia a dia. É uma opção minha ser rude no caixa do supermercado porque a moça errou ao passar um produto e passar o dia reclamando e disseminando mau humor, ou ser gentil e mostrar o erro. É uma opção minha afastar a criança que vem correndo e sem querer esbarra em mim, ou aproveitar o encontro para dar umas boas gargalhadas, talvez até fazer-lhe cócegas e uma brincadeira.

Você já parou para prestar a atenção à sensação de gargalhar? É absolutamente deliciosa! É revigorante e acredito que é até rejuvenescedor. E ouvir uma gargalhada então? É tão contagiante que é impossível não rir junto.

Capturar 2

Também não serei hipócrita aqui, e dizer pra vocês que nunca acordei ou fiquei de mau-humor. Já aconteceu sim,  mas sempre que possível, ao primeiro sinal de ranzinzisse da minha parte, para e penso: “mas por que isso? Vamos já colocar um sorriso nessa cara e mudar esse astral”.

Depois que você se acostuma a viver com alegria, o mau humor é um vilão. Você se incomoda e se afasta sempre que possível. Porque gente negativa é um saco. Gente que só sabe reclamar e ver o que pode dar errado, cansa, suga, detona com o dia. Sim, a ironia e o humor ácido eventualmente estão permitidos, afinal de contas, são até divertidos e provocam gargalhadinhas (desde que não desrespeite ninguém, ok?)

E o mais legal sobre a alegria, é que assim como o mau humor, ela também é contagiante. Então, se você pode tocar o outro com um sorriso, por que chegar de cara fechada? Se você pode iluminar com sua alegria e felicidade, por que tornar o dia de quem está a sua volta cinza?

Capturar

Esse lance de “-ai, eu nasci mal humorado e vou ser sempre assim. Não adianta porque sou assim desde sempre”, é tão ultrapassado, que não cabe mais sabe? Além do mais, te faz definhar aos poucos. Se não fisicamente, emocionalmente.

Então sorria, gargalhe, espalhe alegria. Ria até a barriga doer, e faça os outros riem e gargalherem. Sorria todos os dias. Sorria para a moça da padaria e pra senhora que passa todos os dias com o cãozinho na rua. Sorria para o porteiro, e para o seu colega de trabalho. Sorria sempre que puder. Sorria com o coração, com vontade. Não por obrigação. Seu sorriso sincero pode mudar o dia de alguém, então não perca nunca a oportunidade de sorrir.

Aliás, já te falaram como você fica lindo(a) sorrindo?

Capturar

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s