Feliz Dia dos Pais – de pai para pai

Algumas Mafagafas do Ninho acharam que seria uma boa ideia um pai escrever um texto sobre o dia dos pais. No começo fiquei muito feliz e gostei da ideia… até perceber que não tinha a menor ideia do que estava fazendo e nem do tamanho da responsabilidade. Afinal, o que um pai poderia dizer para outro pai? Ainda mais eu, que não sou nenhum exemplo de bom pai, como eu poderia dizer algo útil ou sábio para meu semelhante?

Enquanto eu pensava tive uma sensação de déjà vu. Já havia passado por uma situação parecida quando fiquei sabendo que seria pai da minha Wendy, hoje com 20 anos, no começo fiquei muito feliz e gostei da ideia… até perceber que não tinha a menor ideia do que estava fazendo e nem do tamanho da responsabilidade. Então decidi que, para escrever esse post iria usar a mesma fórmula com que tenho conduzido meu aprendizado continuo sobre paternidade: Comecei sem saber o que fazer, não sei se estou fazendo  do jeito certo, mas vou continuar tentando fazer o meu melhor.

dia dos pais 2

Meu desejo como pai é que minha filha seja um ser humano melhor do que jamais consegui ser. Tento passar algum conhecimento para que ela use em sua vida, tento passar um pouco de sabedoria para que ela tome boas decisões, tento ensinar coisas sobre a vida para que ela saiba se defender e apreciar seus encantos e nuances. As vezes me atrapalho, as vezes me confundo, mas continuo tentando fazer meu melhor.

Não sou diferente de nenhum outro pai, mas acredito que a experiência de ser pai é diferente e única, assim como cada filho é único. Por isso, só posso falar daquilo que vivi e aprendi. Então, nesse Dia dos Pais gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi até agora como pai e como filho:

Filhos – Entendam que nenhum pai quer que seus filhos cometam os mesmos erros que eles já cometeram. Por isso, às vezes superprotegemos vocês.
Pais – Entendam que seus filhos precisam de espaço para cometer seus próprios erros e do jeito deles, ainda que sejam os mesmos erros que já cometemos.

Filhos – Aceite logo a ideia de que vocês podem ter quinze, vinte, trinta, cinquenta anos. Vocês sempre serão nossas crianças e nunca terão mais experiência do que nós.
Pai – Quando tinha vinte anos, você também achava que já sabia tudo. Quando fez trinta você percebeu que na verdade  não sabia nada aos vinte… e aos quarenta anos, você percebe que não sabia nada aos trinta.

Pais – Não temos o direito de privar nossos filhos de se aventurar nessa vida.
Filhos – Aprendam a se virar sozinhos logo. Ter o apoio dos seus pais não significa viver encostados neles pra sempre.

Filhos – Antes de criticar o que outros já fizeram, tente criar/fazer algo útil primeiro.
Pais – Ajudem seus filhos a se tornarem úteis a humanidade.

Filho – Trate TODAS as pessoas com respeito, humildade e educação, não apenas os mais velhos.
Pai – Antes de cobrar respeito, humildade e educação do seu filho, tenha certeza que você serve de exemplo.

Pais lembrem-se – Proibir é sempre pior… e tem consequências.
Filhos lembrem-se – O proibido é sempre melhor… mas tem consequências.

Filho – Faça muitas amizades e tenha uma vida amorosa ativa. Só assim você aprenderá a escolher melhor seus amigos e a quem entregar o coração.
Pai – Dê liberdade para seu filho escolher as amizades, mas saiba com quem ele anda e por onde anda.

Pai – Agradeça a dádiva divina que é ter filhos, aprenda com eles, ouça seus problemas, ajude-os a encontrar seu próprio caminho.
Filho – Agradeça se você tem a sorte de ter um pai presente, pois muitos não têm mais o pai ou não podem ter a presença dele.

Pai – Você pode até tentar definir antecipadamente o time de futebol ou a religião do seu filho, mas não tente determinar por decreto a orientação sexual dele. Por que em caso de conflito, isso não vai mudar quem ele é, e provavelmente ele será mais um adulto frustrado e amargo.
Filho – Tenha paciência se seu pai é frustrado e amargo, talvez o pai dele também não fosse muito aberto ao diálogo.

Filhos – Ainda que você pense que seu pai não é o melhor pai do mundo, ele sempre pensa que você é o melhor filho do mundo!
Pai – Se seu filho tem certeza que você é o melhor pai do mundo… Continue o bom trabalho, um dia seus netos dirão que tem o melhor pai e o melhor avô do mundo. Feliz Dia dos Pais!

dia dos pais

 

Anúncios

2 comentários em “Feliz Dia dos Pais – de pai para pai

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s