Com ou sem maquiagem?

Como é de conhecimento geral, há alguns dias uma das ondas de desafios na internet foi o #StopTheBeautyMadness. A campanha incentivava as mulheres a postarem uma foto, sem maquiagem ou filtro, e mostrar a sua “beleza natural”.

Capturar

Meu intuito aqui, não é criticar a campanha. Muito pelo contrário. Acho que é válida a discussão de um assunto que tem frustrado muitas mulheres, e as leva, dia após dia, em busca de uma beleza incessante, estampadas nas capas de revistas e ditas como “padrão.”

Uma vez li uma pesquisa (desculpe, não lembro a fonte para citar) que dizia que cerca de 5% das mulheres “normais” tem estrutura corpórea como as das modelos de revista. E a perfeição, bom, aí penso que deve chegar a 0%, pois sabemos que por mais magra e linda que a moçoila seja, ela será repaginada pelo photoshop. Só de pensar por aí, já dá pra começar a entender o nível de loucura que é querer se comparar com uma mulher de “beleza padrão de revista”.

Esse padrão, de certa forma, incentiva que cada vez mais mulheres realizem intervenções cirúrgicas, correções faciais e utilizem cosméticos. Dão às mulheres a esperança de um corpo mais aceitável. E é aí que eu acho que ~mora o inimigo~.

Aceitável pra quem? Quem está pedindo para a mulher ser uma robozinha manipulada pela indústria da beleza? Quem exige que todos os dias ela saia impecável de casa, no seu melhor traje e melhor make? Quem fica louca quando vê aquela nova base da M.A.C que faz milagres com seu rostinho, deixando-o com aparência de pele de bebê? Sim, ela mesma, a própria mulher. A não ser que você trabalhe no ramo (e olhe lá), as principais responsáveis pelas escolhas e por decidir o que vamos fazer com nosso próprio corpo, somos nós mesmas.

Capturar

E ao meu ver, ser vaidosa, neeeem de longe tá errado. Que mal tem você se arrumar, se sentir bonita, olha para o espelho e dizer, “Você tá gata hoje, hein?”. Nenhum.

E onde eu tô querendo chegar com isso? A uma simples reflexão: nessa história toda, de beleza natural, artificial, ou o que quer que seja, o ponto central é você, sou eu, e cada uma das mulheres que de certa forma preocupam-se em serem bonitas.  O que eu quero lhes dizer é que, sair emperequetada ou como você veio ao mundo, minha cara, não muda nada se você não aceitar quem você é. Sem amor próprio e confiança, não há M.A.C no mundo ou Neutrogena para te fazer uma pessoa “melhor”.

De certa forma, acho meio inútil ficar jogando a culpa na indústria da moda e da beleza pela não aceitação o próprio corpo. Nas amigas que estão sempre arrumadas e você tem que ser igual. Na sociedade que cobra que sejamos bonitas.

Continuo defendendo a teoria de que o mais adequado seria entender que somos mais que rostos bonitos e corpos perfeitos. E acredito piamente que beleza física corresponde a uns… 20% talvez, da beleza de verdade de uma mulher. Viver em função disso pode denotar muitas coisas como insegurança, superficialidade, vaidade extrema. Enfim. Mas acho que o que faz mal não são essas fragilidades, mas a falta de autoconhecimento, e mais uma vez: aceitação. Aceitar simplesmente ser a mulher maravilhosa que se é.

Então, minhas amigas, antes de culpar quem quer que seja pela sua beleza, seja ela com maquiagem ou sem, pare para pensar o quanto você se aceita, desse jeitinho assim, linda, que você já é. Muito provavelmente você não precise mesmo de maquiagem. E se você perguntar ao seu marido/namorado/amigo/família, eles vão te dizer a mesma coisa. Mas se você quiser dar um up no visual e arrasar naquela festa, que mal que mal poderia se esconder num pouquinho de base, sombra e rímel? Ser bonita não é pecado. Então, apenas seja assim, diva. Com ou sem maquiagem!

Anúncios

2 comentários em “Com ou sem maquiagem?

  1. Super apoiado! Fiquei alguns anos me enganando e iludindo as pessoas com o uso excessivo de maquiagem, mas, após me tocar do quão ridículo isso era e o quanto estava prolongando algo inútil, voltei à realidade. Hoje uso maquiagem apenas em eventos importantes e quando realmente é necessário. Saio de cara limpa sem o menor pudor ou problema! 😉

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s