Gentilezas diárias

Mais um dia de trabalho, amanhece com uma neblina turva, com os olhos carregados de sono. Aguardo alguns minutos, cheguei a tempo de não perder o ônibus das 07h:15m. Logo cedo, a agitação é contínua, pessoas entram e saem em um cubículo apertado de espaço. O efeito do café me mantém um pouco sã.  De rotinas programadas,  me surpreendo com algumas atitudes inesperadas naquela manhã. O fato de o cobrador ter respondido meu breve bom dia, mudou os tons cinzas  fixados nas paredes do céu.

Alguém ali lendo um livro, uma senhora com um bebê, pessoas com seus crachás. Ao lado um senhor começa a passar muito mal, quase desmaiando, um pouco zonzo, preocupados, as pessoas oferecem os bancos do ônibus lotado, pedem para o motorista ir um pouco mais devagar e todo o coletivo se mobiliza em prol daquele senhor. Muitos perguntando se ele estava bem, outros gritando para o transporte parar perto de algum pronto atendimento.

Na invisibilidade da correria do dia a dia, me deparo com estas atitudes pequenas (aos olhos), mas que deslumbram pela grandeza de se preocupar com o outro. Acabamos naturalizando nossas individualidades e esquecemos da importância dos coletivos, de olhar o próximo, com mais atenção  cuidado, estamos programados com os ponteiros dos relógios.

rihannaportrait

É difícil na correria dos dias ser gentil, principalmente com aqueles  que não conhecemos, tudo que foge da rotina assusta um pouco, como um bom dia para o porteiro ou para a moça que fica no caixa do supermercado, abraços apertados, sorrisos. Pode ser pequenas coisas, mas fazem uma diferença tanto para quem recebe essas pequenas delicadezas diárias, como para quem oferece.

Em um dia quente, vi uma senhora carregando um carrinho de lixo reciclável, de afeição triste e cabeça baixa, olhei nos olhos dela e sorri, ela fez o mesmo e acredite fiquei um tanto surpresa, pois não esperava que ela retornasse e me fez um bem danado. Outra vez, no calor escaldante de Foz comprei um sorvete e vi uma criança olhando fixamente, fui lá e ofereci um sorvete pra ela, aqueles olhares redondos e brilhantes ficaram comigo a semana toda. E  não precisa ser desconhecido, a pessoa pode estar aí do seu lado, esperando você desamassar essa cara emburrada. Até um afago em um cachorrinho de rua, faz um bem.

http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY

(Amor, palavra que liberta – A gentileza é tão contagiante, que estava escrevendo esse texto aqui e um amigo me manda uma mensagem dizendo sobre a frase ‘Gentileza, Gera Gentileza’, não deu outra, lembrei da música da Marisa e fui ouvir)

Quando vemos uma noticia de pessoas que se prestam em ajudar o próximo, cultuamos como deuses, como se isso não fosse possível, algo anormal, e não deveria ser assim, enquanto os telejornais se banham em sangue e guerra, paralisando com o medo, acreditamos ser só mais um filme de ação, com bandido e mocinho. É necessário inverter essa lógica, acreditar que as gentilezas estão a todo canto, de toda a forma, e que nós podemos contribuir com isso. Estamos mergulhados em criticas e competições, é necessário caminhar com olhares, palavras e atitudes baseadas em afeto e respeito.

Com a exposição  de pensamentos nas redes sócias, os discursos intensos de ódio, separatismo, preconceitos contra negros, homossexuais, e acima de tudo, humanos, me deparo que ainda há muito espaço para a solidariedade, esquecida, por vezes, de um individualismo mesquinho nosso, ainda há esperanças de se acreditar em um lugar melhor.

Anúncios

2 comentários em “Gentilezas diárias

  1. Lindo este texto , sou evangelica e o principio de Deus amar o próximo como a ti mesmo, 1 C 13-1 ainda que fala-se a língua do homens e do anjo, se não tiver amor nada adiantaria e como metal que soa e como o sino que retine #maisamor #maisgentileza

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s