16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Divulgação

Em 1993, a Conferência das Nações Unidas Sobre os Direitos Humanos reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos.

No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 15 segundos uma mulher é agredida e a cada 2 horas uma é morta.

16Days

Com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência que atingem a mulher, em 1991 mulheres de diferentes nacionalidades reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women´s Global Leadership), deram início a Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Realizada em mais de 154 países, o período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que tem inicio no dia 25 de Novembro e termina no dia 10 de Dezembro: Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e Dia Internacional dos Direitos Humanos respectivamente. Ainda durante os dias da campanha são relembrados: o Dia Mundial de Combate a AIDS e o Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Campanha do Laço Branco, unificando assim importantes datas representativas de luta.

No Brasil, que aderiu ao projeto somente em 2003, seu início foi antecipado para o dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, reconhecendo assim a opressão histórica contra a população negra, e em especial as mulheres negras.

Em Foz do Iguaçu, a campanha teve seu início em 2013. Com ações de conscientização – como palestras, ações online, debates na mídia televisiva e de rádio difusão – o evento não passou despercebido pela sociedade, tanto que atualmente integra a agenda política municipal, através da Lei Municipal 4.240 de 06/06/2014.

Neste ano, o Ciranda Feminista planeja dar maior amplitude a campanha, no que tange a diversidade de ações a serem realizadas, aos temas a serem apresentados e debatidos, instituições participantes e público expectador. Pois, expor e conscientizar a população sobre as tantas violências que oprimem as mulheres, se faz crucial para que possamos eliminá-las e conviver numa sociedade mais justa e igualitária. A campanha acontecerá entre os dias 20/11 e 10/12, confira aqui o cronograma com horários e locais dos eventos:

10822670_859891297396971_1796900454_n

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s