Histórias

 

A arte de contar histórias é uma das mais antigas do mundo, seja elas reais ou fictícias, é uma necessidade humana através da linguagem, expressar sua imaginação, indagações e materializar pensamentos, exprimir através da fala. Como forma de entreter, educar e compartilhar fatos.

A descrição dos detalhes e da forma que cada pessoa visualiza um objeto ou momento. Todos têm uma boa história para contar, repletas de significados, detalhes, considerações.  E a necessidade da oratória, como forma de preservar essas histórias, na própria condição das gerações alimentarem com particularidades momentos especiais.  No final de ano é critério se reunir em família, os melhores momentos são quando meus avôs contam suas histórias, com um pouco de dificuldades de lembrar alguns momentos, pela idade e o cansaço do tempo.

contador_de_historias

As histórias contadas pelas pessoas próximas são pedaços da construção de nós, como forma de percepção individual e do meio, compreensão de valores, emoções e sentidos, as histórias nos trazem outros olhares. Contar através da oratória uma história está interligado com o reunir, criar intimidade e coletivizar, é agregar pessoas, socializar. Um encontro de si com os outros, um encanto da realidade com o universo, essa é ainda uma das poucas formas de partilhar com os outros.

Talvez por isso  as crianças ainda gostem de ouvir histórias, mesmo com a correria dos dias e os inúmeros estímulos, elas se aquietam na contagem de contos, momentos e se identificam com isso, internalizando para si conceitos importantes na construção da sua personalidade.

contador_de_historias

E o melhor das contações, é saber ouvir.  Em dias repletos de egos falados, ouvir e respeitar a forma e o ponto de vista de quem conta.  Que sejamos repletos e feitos de histórias colecionáveis, descritas em versos e falas.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s