Existe vida além da maternidade?!

Como é possível ter vida além da maternidade? É uma questão que assombra todas as mães e futuras mamães. É um trabalho árduo, cansativo, que te faz trabalhar 24h por dia, durante 365 (6) dias por ano, não existe folga e muito menos férias para esse ramo (mesmo que muitas desejem com todas as forças do universo tirar férias de um mês ou mais dos seus filhotes). O divertido é que essa vontade de deixar tudo de lado e ter um período inteiro só delas cai por terra no momento em que vê os olhos brilhantes e aquele sorrisinho safado na cara das pestinhas. E ai entramos de novo, como é possível ter vida além da maternidade?

tumblr_lalgdomw4W1qcqapqo1_500_large

Mesmo com a função exigindo 24h por dia, sempre tem o momento em que a cria (depende da mãe e da criança) vai para a escolinha, ufaaa! Um momento só para a mamãe, mentira… A criança tá lá estudando e a mãe tá trabalhando e cuidando da casa. Ou seja, mesmo com a criança fora o trabalho contínua.

Em alguns casos a coisa é um pouco mais séria, eu por exemplo não me lembro de quantas vezes entrei para tomar banho sem a Serena no último mês. É tão mais prático entrar com ela, dar banho e tomar banho junto, tudo mais rápido, tipo pague 1 leve 2. E no sono então?! A única noite que dormi inteirinha sem levantar para ver se ela tava respirando, ou para dar mama, ou para sei lá tentar fazer ela dormir enquanto ela queria brincar, foi em setembro quando fui fazer um concurso público e ela ficou em casa com a minha mãe. Essa noite eu tava tão exausta que cai na cama às 21h e acordei as 6h da manhã… Imagina só, 10 meses sem dormir direito, com corre pra cá, corre pra lá.

mom

A pequena nem está por perto, nem no meu colo, mas me pego embalando ela, dançando de um lado pro outro como se ela estivesse em meus braços. Ou então quando vou comer, me pego pensando no que dar para ela, mesmo se ela já comeu ou está dormindo e não vai comer. Meus pensamentos são todos voltados para o modo: “será que ela tá bem?”, “será que tá dormindo”, “será que comeu”, “será que ela sente minha falta?”. Bom pelo menos a pergunta da falta eu tenho a resposta, sim ela sente a minha falta e muita. Sei disso porque quando ela chega em casa não quer desgrudar, é um tal de “minha mamãe”, “minha mãe”, “mamãe”, “mãe”, “manhê”… É ela aprendeu as variações de mãe bem rápido, me chama de tudo isso em menos de um minuto e o tom da voz vai ficando cada vez mais alto conforme ela vai chamando.

tumblr_lj191mdUpu1qdvkft

É cansativo, tá repetitivo, eu sei, mas é que é bom lembrar das partes chatas também, pois a vida de mãe não é feita só de coisa gostosa, mas mesmo esses momentos não gostosos valem a pena. E sobre a pergunta: “É possível ter vida além da maternidade?” a resposta é bem simples:

Claro que é possível, você tem essa vida além quando vai pro trabalho, quando tá estudando, quando está tomando um café com amigos, quando sai uma noite pra dar uma respirada, quando está namorandinho… Todos os outros momentos em que os pirralhos não estão por perto, são momentos em que a vida além da maternidade acontece. Dá para equilibrar as duas, com apoio de alguém é claro. De vez em quando você vai precisar pedir pra vovó ficar com os netos pra você poder dar uma escapulada (mistura de pulada com escapar).

O difícil vai ser você querer deixar aquele pedaço de gente de lado para fazer qualquer coisa que seja. A mãe tem vida além de cuidar e estar com os filhos, porém ela não sabe não ser mais mãe. Não tem como deixar de ser mãe, pois o amor que envolve ela é tão grande que ela pode ter a chance de ganhar um milhão de euros e ir morar em Paris, mas sem seu neném ela não vai. Porque ser mãe é exatamente assim, ser mil e uma utilidades, mesmo sendo uma. É querer abraçar o mundo e envolver seu filho nele, não desgrudando mais.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s