Boas festas. E “passar bem”

Acho graça quando as pessoas dizem que a essa época do ano “todos ficam mais falsos”. Não é bem por aí – pessoas são falsas o tempo todo. Desde aquele seu colega de trabalho que diz que está junto contigo para o que der e vier mas faz uma cagada e coloca o seu na reta a hora que o bicho pega, até o ~coleguinha~ que fala supermal de você pelas costas mas te dá tapinhas nos ombros quando você chega ao lado dele. Até mesmo quem te empurra na fila do pão, sendo mal-educado, não quer saber se você vai comprar uma dúzia de pães de queijo ou pão de rabanada, só quer saber de ser grosso e indelicado durante as quatro estações do ano.

o-animal-de-estimac3a7c3a3o-do-papai-noel

O que acontece no fim do ano é que simplesmente estamos mais sensíveis e mais suscetíveis a esse tipo de “abertura” ao outro. Quem fala mal de você, critica as suas atitudes, seu jeito, te xinga no trânsito ou sabe-se lá o que, faz isso de janeiro a janeiro, não deixando de fazê-lo pelo clima de festas. O dedinho dele sempre estará apontado para você, não importa sua ação. Cabe a ti filtrar tudo isso.

O que depende mais de você que da pessoa é 1. se importar, 2. Querer relevar. O ponto 1 é bastante complicado, exige treinamento extensivo. Todo mundo cede a fofocas até certo ponto, nem adianta se fazer de forte e dizer que não se deixa afetar. Só o fato de dizer isso já mostra que você liga para o que falam de ti. Tendo família e amigos confiáveis que possam te dar uma visão do que acontece contigo, você não precisa da opinião de mais ninguém.

O segundo e mais importante não exige muito esforço, por mais que pareça. Se o que os outros fora do seu círculo familiar e afetivo não tem muita valia, apenas deixe-os. Você não precisa do peso da fala da pessoa sobre suas ações e auto-imagem. Ao vizinho fofoqueiro, àquela doida que te xingou na balada, ao mautorista que buzinou por você ter parado antes da faixa de pedestres para um transeunte atravessar a rua, bastam apenas um “passar bem” e um “Feliz Natal”. E que cada um siga seu caminho.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s