O paradoxo do samba

No fim do ano passado li uma entrevista de uma escritora europeia que viveu aqui no Brasil por mais de três anos e juntou suas considerações em um livro. Em muitas das suas declarações, Alexandra Coelho foi assustadoramente contraditória, mas ela não poderia ser mais certeira em relação ao samba:

 Triste. Tem muita canção que diz isso, muito samba dizendo isso. É uma alegria que se faz em cima da tristeza, arrancada da tristeza. É diferente da outra alegria. Por um lado, é muito mais extraordinária. Talvez seja a única alegria, é uma alegria que triunfa. (…) Samba é isso, o cara tá morrendo, com uma dor terrível, e está sambando e dizendo: ela me deixou, mas eu vou sobreviver. Não é aquela alegria de quem não sabe o que é a tristeza, é a de quem sabe muito bem o que é a tristeza.

27042011-osvaldinho-da-cuica-003

Acho graça em quem acha que samba seja sinônimo somente de diversão. Até porque, falando bem sério, os melhores sambas, aqueles inesquecíveis mesmo, são os que falam de desamores e tristezas. Quem gosta de samba tem sempre a sua canção favorita guardada no coração, que sua história de vida se assemelha a ela, contando o que a pessoa superou mas não esqueceu da trajetória difícil que levou-a até ali.

Parece contraditório colocar uma letra triste em toda aquela batucada, mas funciona. E fica lindo. Uma das minhas favoritas é Sorriso Aberto, composta por Guará, na voz de Jovelina Pérola Negra:

Sabendo que o samba veio lá de Angola, não vem da Bahia não da herança de ritmos negros, não fica nada difícil entender que samba, quanto mais pungente, melhor. E vem de corações que sentiram tristeza em sua essência.  Uma das minhas favoritas é na qual  João Nogueira explica esse cantar dele, com sua voz potente:

A alegação dela foi bastante importante, pena que foi preciso que uma estrangeira enxergasse o que o próprio país ignora.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s