Dia Mundial do Hijab

Dia 1º de fevereiro foi o Dia Mundial do Hijab. É um dia especial no qual as mulheres de outras religiões são convidadas a usarem o hijab, relatando suas experiências. O véu que cobre cabelos, orelhas e pescoço que as muçulmanas usam não é apenas um adorno, faz parte da religião islâmica. E a nenhuma delas é imposto o uso. É uma questão de comprometimento com o Islã.

hijab2

O Dia Mundial do Hijab, instaurado em 2013, serve para que outras mulheres que não seguem o islamismo tenham uma vivência com o véu – você se cobre e faz suas atividades diárias com ele. A parte mais fácil, certamente, é vestir o hijab – existem tutoriais no youtube que mostram desde o modo mais fácil até algumas coberturas mais elaboradas -, o problema é perceber os olhares de estranhamento na rua (acredito que em Foz do Iguaçu não aconteça tanto, já que a cultura árabe já é uma parte do nosso cotidiano, mas gostaria que as moças da fronteira confirmassem ou me dissessem mais sobre isso) e todo o preconceito que sofre uma mulher muçulmana.

muslim-hijab-fashion-8

Tendo a visão do que passa uma hijabi, há uma fanpage no facebook na qual você pode contar sobre sua experiência, como você se sentiu usando o véu. Todos são bastante receptivos, conversam sobre o assunto e agradecem o apoio. Durante os outros dias do ano, o pessoal segue colhendo depoimentos, mas de recém-convertidas que passam por maus bocados com a família e com os próximos, que ou não admitem ou rejeitam a nova forma de vida das moças. É um grupo de apoio – recebem suporte no dia 1º e em todos os outros, cedem. Eu quis participar, mas minhas echarpes são transparentes e minha única foto de hijab aparece meu cabelo. #chatiada

Esse assunto é importante e interessante para dissipar um pouco da islamofobia, pegando pelo sentido que há muito da ignorância no medo. Muitos alegam aos quatro ventos que o véu é uma forma de opressão à mulher, quando, na verdade, não é. Quem usa, o faz porque gosta e por que quer. Se olhar bem, na verdade, para as hijabis, é uma forma de não ser julgada por suas formas, mas sim por seus dizeres e ideias.

O Dia Mundial do Hijab ainda precisa chegar até muita gente, mas esse primeiro passo dado já é muito bom. Se você quiser tentar, vamos marcar na agenda – dia 1º de fevereiro de 2016 tem de novo.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s