10 ideias utópicas para uma política melhor

a liberdade guiando o povo
A Liberdade Guiando o Povo – pintura de Eugène Delacroix

É incontestável que o Brasil precisa de uma reforma política profunda e estou longe de ser alguém que tem condições de falar sobre um assunto tão vasto e complexo. Na verdade, sou apenas mais um eleitor que, assim como você, espera a cada eleição por candidatos melhores para poder votar, que espera que o tão falado “país do futuro” finalmente se faça presente.

Raramente posto sobre minhas opiniões políticas, por que assim como os assuntos – religião e futebol, cada um tem suas premissas e conclusões. Sem contar que, discussões nessas áreas, raramente evoluem para um senso comum. Na verdade, o comum, são discussões estéreis e troca de farpas. Por isso, quero deixar claro que minha intenção hoje é  apenas registrar o que penso sobre política de uma forma geral, dividindo com vocês minhas ideias utópicas sobre uma política mais humana, que deveria pensar mais nas pessoas e no pais do que em reeleição e poder.

1- Acho que política não é arte, é uma responsabilidade!

2- Acredito que FICHA LIMPA não é diferencial é obrigação  de todo homem público.

3- Acho que qualquer cargo político é muito importante para ser ocupado por gente sem preparo ou qualificação.

4- Acho que política deveria ser uma profissão daquelas que precisam de curso superior, exame de ordem e registro para poder ser exercida.

5- O posto de presidente só poderia ser exercido por quem seguiu carreira em política e passou por diversos cargos executivos e legislativos antes.

6- Só quem exerceu mais de vinte anos de carreira política exemplar poderia ousar se candidatar a presidente da república;

7- Acho que toda pessoa pública, deveria ter seu sigilo fiscal e financeiro sempre a disposição dos órgãos competentes.

8- Acho que a política no Brasil é um desastre por que é feito por gente que não entende o verdadeiro papel da política para a sociedade.

9- Acho que os políticos do Brasil são um desastre por que são eleitos por gente que não faz o menor esforço pra entender o verdadeiro papel da política para a sociedade.

10- O Brasil tem muitos problemas, mas o único problema que tem o mesmo nome da solução é a Educação, e a educação sozinha resolve 90% dos outros problemas como: violência urbana, desemprego, saúde pública, pobreza e principalmente a desinformação. Afinal, um povo educado produz e exige políticos melhores para seu país.

Anúncios

Um comentário em “10 ideias utópicas para uma política melhor

  1. Acredito também que, um dos problemas do Brasil, e da sua política em si, seria o próprio povo brasileiro, afinal, é o povo quem faz a política, pois elege quem os governa. Está na sua educação em não lembrar em quem votou e cobrar aqueles que elegeram. O povo brasileiro é individualista (sim, temos que assumir), daquele que com o “jeitinho” sempre consegue pisar no outro, somos individualistas por DNA, não queremos um bem comum à todos, onde cada um defende somente a sua “classe” de interesses e se esquece das outras, esquecendo-se, também, de que vivemos em uma engrenagem e que todos temos que nos respeitar. Está no “olhar para o próprio umbigo” e, aos poucos, acabar com as pequenas corrupções diárias.

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s