Apenas mais um sobre preconceito

Nem acredito que consegui ficar sem falar sobre o assunto desde setembro do ano passado. A enxurrada de casos de preconceito que aconteceram desde então foi absurda. E ocorreu em vários lugares. Em várias áreas do esporte, política, entretenimento…

1 a a a a racismo quadrinho de carlitos pinheiro vcs se vitimizam demais

É de extrema importância que mais casos desses venham à tona, para que a discussão sobre o racismo continue acontecendo. Minhas opiniões sobre o assunto já estão mais que claras, deixei-as aqui em várias ocasiões. Dessa vez, quero falar da postura dos que sofreram com agressões racistas e a posição da mídia que cobriu. E, na minha humilde opinião, ELES NÃO ESTÃO AJUDANDO EM NADA.

Não estou querendo pedir a ninguém que vire paladino e mártir da luta contra o preconceito racial, mas as declarações de varrer pra baixo do tapete também não contribui para a reflexão. Infelizmente o “não vou dar cartaz a essas pessoas” não resolve o problema de maneira alguma. O amplamente divulgado método “Morgan Freeman” não é efetivo e não funciona daquele jeito. É muito pelo contrário – quanto mais a gente fala sobre o assunto, melhor é.

Em um espaço de meio ano, difícil contar os casos que ocorreram e foram noticiados. Dentre eles Fabi, no vôlei; Angélica, naquele reality que amamos odiar; no futebol tivemos os jogadores Elias, Arouca (DE NOVO), Jemerson e o caso absurdo entre torcedores do Chelsea e o francês Souleymane. É pra lá de entendível o motivo pelo qual as pessoas acabam se recusando a se pronunciarem, afinal, ninguém quer ficar marcado por isso, mas acontece que nada mudará se nós não corrermos atrás de nossos  direitos.

É bom que cada vez mais esses casos de racismo sejam divulgados, mas até para que seja efetivamente considerado como crime, é imprescindível que os racistas sejam denunciados como tais. Isso nunca foi apenas uma brincadeira (de péssimo gosto).

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s