Maju Coutinho e a importância da representatividade

Desde o fim de abril houveram várias mudanças no Jornal Nacional, o mais assistido noticiário da televisão. Desde benfeitorias no cenário a mobilidade dos âncoras, além de um telão que faz com que repórteres interajam como se não estivessem a quilômetros de distância. Dentre todas essas diferenças, há um importante reforço: a repórter Maria Júlia Coutinho como garota do tempo.

Maju_Globo

 

Maju já vinha se destacando nos noticiários matinais, desde o SPTV manhã até a chegada ao Bom Dia Brasil, onde o queridíssimo Chico Pinheiro tornou célebre o apelido da moça. Após isso, foi lançado o Hora 1, jornal das 5 da madrugada, no qual ela fez uma eficiente dupla com Monalisa Perrone. Mas isso não quer dizer que ela tenha chegado agora e esteja ganhando tudo de mão beijada. Maju está na Globo desde 2007 e, antes disso, trabalhou na TV Cultura.

A repórter chegou ao JN trazendo a leveza tão buscada pelo telejornal, quebrando o tão comentado “padrão”, aproximando mais o telespectador dos jornalistas, e, consequentemente, da notícia. Seus termos “chuvica” e “chuvona” já são tão bem aceitos quanto seu apelido, o qual os apresentadores já foram pressionados a adotar.

Mas não é isso o mais interessante. Ela se torna mais um símbolo de representatividade no jornalismo, junto a Zileide Silva, Glória Maria, Dulcinéia Novais e Délis Ortiz (para citar algumas da mesma emissora); dando fôlego e esperanças a inúmeras jornalistas (incluso eu), mostrando que é possível alcançar os objetivos e que as tevês estão (ao menos um pouco) abertas.

Estou ansiosa pelo próximo passo. E todos nós já sabemos qual é, já vimos acontecer com inúmeros repórteres que nos cativaram antes: Evaristo largou a meteorologia para assumir o lugar de Carlos Nascimento no JH, Patrícia Poeta começou na previsão do tempo e chegou à almejada posição. E é ali que eu quero ver a Maju. Sendo âncora do Jornal Nacional, de preferência ao lado de William Bonner. É ali que ela vai poder mostrar mais ainda sua capacidade.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s