Karen 2×0 gordofobia

Ano passado eu estava no Museu do Futebol, na parte das conquistas. Os áudios realmente te transportam para as épocas de triunfos da Seleção. Quando parei para ouvir o do penta, o guia me disse com pesar que aquele áudio seria removido, porque o narrador chamava o Ronaldo de “gordo”.

Lembrei disso dia desses, enquanto assistia ao Brasileirão Feminino. O jogo era Santos x Ferroviária-SP, duas grandes equipes. Mas infelizmente, não foi o futebol que tinha toda a atenção. Em intervalos frequentes, o narrador e a comentarista deixavam de acompanhar as jogadas para falar da Karen, jogadora das Sereias da Vila que atua pelo meio-campo. Antes fosse por suas belas jogadas, pela capacidade de armar os ataques (se bem que se lembraram de chamá-la algumas vezes de “Rainha das bolas paradas”, com uma pitada óbvia de ironia). O assunto recorrente é como a Karen está acima do peso esperado para uma atleta.

 

karen1

Lembrei também do atleticano Walter, atacante, que também teve muitas matérias dedicadas a sua forma física divergente de um atleta-padrão. MAS NADA SE COMPARAVA À TRANSMISSÃO DA TV BRASIL QUE, durante 90 minutos de jogo, decidiu dedicar cerca de 60 apenas para falar disso. Muitos no twitter também estavam irritados pelo mesmo motivo.

Existem inúmeras campanhas sobre o respeito no futebol, como  combates ao racismo e à homofobia, mas ainda há muito o que pensar. Qual o problema se a pessoa não tem corpo de atleta, mas desempenha bem suas funções? Por que gordofobia ainda é permitido? Karen incomoda por que? Porque é muito mais maestra que muitxs jogadorxs de futebol por aí?

Me parece absurdo você usar a gordofobia para deixar de fora do exercício pessoas que não têm o corpo que todo mundo têm como certo para determinadas atividades físicas. Karen e Walter desempenham seus papeis de modo exemplar. Mas ainda assim, Walter é muito menos cobrado por não ser mulher.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s