Forever Young

Assistindo algumas das séries que eu gosto, identifico, que pelo menos na TV, os jovens americanos demoram mais para assumir responsabilidades. Quando digo isso é porque vejo que nós jovens brasileiros de 20 e poucos anos temos a ilusão de que já sairemos da faculdade com o trabalho dos sonhos e dali por diante vamos fazer dinheiro e ter uma vida perfeita. Em raras exceções isso realmente acontece, mas na maioria dos casos não, o que causa diversos tipos de frustrações e autocobranças. Enquanto na televisão os personagens estão divertindo-se, curtindo a juventude e errando bastante, como já disse em outro texto, o erro é crucial para o amadurecimento. E na TV isso acontece por volta dos 30 anos ou mais.

friends

Lembram-se de F.R.I.E.N.D.S? O quanto Chandler, Mônica, Rachel, Ross, Phoebe e Joe não aprontaram na série quando tinham seus 20 e poucos anos? Na verdade ela começa um tempo depois que alguns saíram da faculdade e mostra eles amadurecendo no decorrer da série. Mas o real amadurecimento e o “sucesso” só acontecem mesmo, na minha humilde opinião, na ultima temporada, que para alguns seria o começo da vida adulta de verdade. Me arrisco dizer que o episódio final é sem dúvida aquele marco que diz “a partir de agora eles realmente vão virar adultos”, já que é ali que a Rachel e o Ross finalmente se entendem, o Chandler e a Mônica vão ser pais, Joe é Joe sempre vai ser o Tiozão jovem da turma e até mesmo Phoebe casa e evolui.

** ADVANCE FOR WEEKEND, SEPT. 17-18 **n this undated publicity photo released by CBS, actors, from left, Neil Patrick Harris, Cobie Smulders, Josh Radnor, Jason Segel and Alyson Hannigan appear in the new CBS series "How I Met Your Mother," which premieres at 8:30 p.m., EDT, Monday, Sept. 19, 2005. (AP Photo/CBS, Ron P. Jaffe) 2005 CBS BROADCASTING INC.  All Rights Reserved. CBS  "How I Met Your Mother" is a smart, sexy new comedy in the "Friends" tradition, with, from left, Neil Patrick Harris, Cobie Smulders, Josh Radnor, Jason Segel and Alyson Hannigan.

Com How I Meet Your Mother, que comecei a acompanhar ano passado e estou começando a assistir a 8ª temporada, notei o mesmo fenômeno. Essa turma de amigos erra muito durante seus 20 anos e o mais interessante é que eles sempre esperam se tornar adultos em um período mais curto, porém sem deixar suas manias de jovens. Vi isso claramente no episódio da Trilogia, quando Marshall, Barney e Ted combinam que de 3 em 3 anos eles vão se reunir para assistir a Trilogia de Star Wars e sempre mostra o que eles esperam da próxima vez que forem assistir os filmes. Na maioria das vezes passa o Ted com sua possível esposa, Marshall e Lily com seus filhos e Barney sempre pegando uma mulher diferente. E ao decorrer eles vão percebendo que os anos passaram e eles ainda não chegaram lá, mas não é por isso que desistem de tentar. E pelo que eu já sei que vai acontecer na série, acredito que desse grupo o que mais amadurece no decorrer das 9 temporadas é o Barney. Por ter sido abandonado pelo Pai quando era criança e por sua antiga namorada ter lhe trocado por um cara de terno ele tem vários problemas emocionais. Principalmente relacionados ao abandono e por isso mesmo muitas vezes ele se passa pelo cara sem coração que ilude as mulheres que encontra, é o que sempre quer fazer as coisas mais inconsequentes. Porém no fundo ele sempre acaba fazendo o oposto, quem juntou a Lily com o Marshall quando eles terminaram? Quantas vezes vemos ele se sacrificando pelos amigos? Esse amadurecimento aparece mais claro quando ele tem aquela conversa com o pai que diz que não dá para ser sempre daquela forma. Que um dia a garota certa vai aparecer e ele vai mudar. Isso aconteceu com relação a Robin? Acredito que ali, quando ele decide que ela é a mulher certa para ele tenha sido o primeiro passo. Porém isso realmente vai acontecer quando ele pega a filha nos braços. (Desculpe pelos spoilers, eu também descobri a maioria deles por conta do tal do spoiler).

635683560235420694338014541_HIMYM

As únicas series que vi que os jovens são tratados como adultos e possuem responsabilidades maiores do que deveriam ter são as feitas para adolescentes, onde eles são os personagens principais que realmente possuem a decisão nas mãos. E será que na vida fora da telinha não é assim? Então porque nos cobramos tanto e nos frustramos quando depois que saímos da faculdade a nossa vida não acontece? Meu namorado sempre conta que um amigo mais velho dele tinha uma teoria, ela é simplesmente definida de acordo com cada faixa etária. Segundo esse amigo, dos 20 aos 30 anos é a idade do erro e de arriscar, durante essa faixa etária temos o direito de errar, de arriscar tudo e de fracassar, pois é a partir dessas falhas e tombos que vamos aprendendo o que devemos ou não fazer. Dos 30 aos 40 é a idade para crescer, ou seja, arrumar um trabalho bom e ir se estabilizando. Dos 50 aos 60 é quando vamos começar a diminuir o ritmo para então poder curtir aquilo que construímos dos 30 aos 50/60.

tumblr_ljqs95yKVf1qerb58o1_r1_500

Na teoria isso realmente é uma boa, porém na prática algumas coisas mudam. O que realmente não é diferente é que nós jovens nos cobramos de mais, talvez seja pelo fato de que entramos mais cedo na faculdade, tenho conhecidos que entraram com 16 anos. Talvez nós precisássemos entender que o melhor mesmo é curtir essa fase “young” da vida pra fazer aquilo que temos vontade, cobranças são naturais, mas devemos diminuir a frequência que elas acontecem. Afinal não seremos jovens pra sempre e teremos a vida inteira de responsabilidades pela frente. Por isso tire algumas lições com os seriados americanos e saia para errar e curtir a vida em noites/ “legen… wait for it… darys!” assim você terá, além de muitas lições, várias histórias para contar pros filhos, netos, sobrinhos.

hqdefault

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s