Não tenho opinião sobre isso. Algum problema?

Por: Rodrigo Dias

Diante de tantas questões presentes em nosso dia a dia, de conceitos e análises a serem feitos e informações atiradas superficialmente a todo momento, as pessoas tornam-se reféns de sua própria opinião ou da falta dela.

Assuntos corriqueiros como “será que vai chover?” ou ainda “como foi o seu final de semana? ” podem demandar uma opinião inexistente sobre tal assunto. Poucas pessoas acompanham as previsões metereologicas diariamente com rigor, entretanto muitas, se não todas, expõem sua opinião. Opinião está, frequentemente dada por pura cortesia ou hábito.

tumblr_m7w75yp9lw1rcwd4to1_500

De fato, não deve haver grande prejuízo à expressão, por si só, de uma opinião infundada sobre um assunto tão inexpressivo. Entretanto, tal comportamento tende a tornar-se repetitivo diante de tópicos de maior importância. Liberação da maconha, a favor ou contra? Aborto? Emissão de CFC na atmosfera? Se for criada uma enquete, provavelmente será notado tal comportamento: uma parte a favor e outra contra. Talvez, um ou outro “gato pingado” sem opinião. Por outro lado, se questionados a justificar sua opinião com dados ou fontes, a grande maioria se mostrará inapta a realizá-lo.

Esse fenômeno ocorre pela necessidade de posicionamento. Obrigação de defender uma idéia, que muitas vezes nem é dela mesma. Mas, será que as pessoas não têm o direito de simplesmente não ter uma opinião formada sobre o assunto? A sociedade, historicamente, condena pessoas sem opinião. O voto é obrigatório. Enquetes são entre Sim ou Não. Casar ou comprar uma bicicleta?

Apesar de todos os argumentos citados, temos que convir que uma pessoa que não tem opinião em relação a questão alguma, deve sofrer um pouco. Portanto, seria interessante ter seus conceitos revistos. Como tudo na vida, nem demais, nem nada. Meio termo, ou melhor, liberdade.  Liberdade para expressar sua opinião da forma, no momento e sobre o que quiser. Além disso, que haja base por trás dela.

Falar só por falar mostra o quão despreparada a pessoa está para falar. Quem nunca ouviu o antigo ditado: “perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. ” ?

Não venho aqui para dizer que não deva se expressar. Todos devem. Mas de maneira sábia. Dessa forma, eliminaremos muitos preconceitos e falsos moralismos da nossa sociedade.

mozão
“Corinthiano, taurino, teimoso, pai… Não gosta de dividir a comida do prato, mas tem o coração do tamanho do mundo. Adora irritar aqueles que ama, fazer piadas (tipo o tio do pavê), paródias musicais +18, sonha em apresentar stand ups. How I Met Your Mother, Spiderman, Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Charlie Brown Jr, Red Hot Chili Peppers, pizza e hambúrguer!” 

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s