Um universo e Duas Distintas Adaptações = Famdom em chamas!

Há algum (bom) tempo escrevi um conto inspirado por um trecho de Pablo Neruda citado em um livro, de uma saga que me encantou. Estou me referindo a saga Instrumentos Mortais da Cassandra Clare. Pois bem, sem querer conheci a história através do I heart It, com várias imagens lindas, fiquei curiosa e acabei chegando ao filme lançado em 2013 e no meio do fuça aqui fuça ali descobri se tratar de seis livros que contavam a história de Clary Fray ao se ver no meio de um mundo mágico que nem imaginava existir. Cassandra criou muito bem esse mundo e é praticamente impossível não ficar encantada. Espero um dia tomar coragem e escrever uma resenha sobre os 9 livros aqui (6 livros dos Instrumentos Mortais e 3 das Peças Infernais).

Mas meu ponto aqui começa quando você se apaixona por um universo e quer todas as informações possíveis dele, você quer ler, ler e ler mais sobre aquilo. Quer filmes, quer seriados, cria fanfics e por ai vai. Quem lê sabe como é, se encantar a ponto de querer conhecer o autor e virar melhor amigo pra saber curiosidades e conhecer ainda mais aquele universo. Então sendo sincera, tudo o que fazem a respeito desse novo vício é um deleite. Ainda mais quando você se apaixona por algo que já tem outros materiais sendo produzidos.

No meu caso tinha o filme de 2013, não foi um sucesso de bilheteria, por isso não teria chance de ter continuações. Os fãs, na maior parte até onde li não se agradaram. Com a adaptação, diretor, elenco, a falta de divulgação enfim, com tudo que dava pra questionar. Então surgiu a primeira briguinha de fandoms dos Instrumentos Mortais: Fã de Filme x Fã de Livro. Mas me diz, pra que isso?! Só porque gostou do filme, ou conheceu por ele, ou só viu a história cinematográfica é menos fã?!

3

Algum tempo passado surgiu rumores de uma série baseada, vou repetir em caps pra ver se entendem, BASEADA na saga. Dentro do fandom foi aquele barulho todo, com cada ator confirmado vinham críticas do elenco… Mais uma vez começava a ver que nada agrada esse fandom de livros. A série saiu agora em 2016 e já até chegou ao fim da sua primeira temporada. Sinceramente no começo eu não gostei de muita coisa, achei alguns atores bem fracos,  história corrida, efeitos que não convenciam, faltava química e também tudo era muuuuuito forçado. Com o passar dos episódios comecei a engolir e aos poucos fui até gostando mais e o elenco acabou pegando no tranco, pelo menos alguns.

Semana passada foi confirmada a segunda temporada e com isso veio a notícia de que seria 20 episódios e não 13 como a primeira. Isso acendeu ainda mais a fogueira da briga de fandom. Uns acham um absurdo, a serie deveria ser cancelada, nem deveria ter sido feita. destruíram o legado dos livros, e mais um monte de blá blá blá. Além disso vieram algumas suposições de que um ator do filme poderia fazer parte da segunda temporada e pronto: BUUUUUM! Bomba! A briga agora é entre Fandom de Livro que não gosta de adaptações e tudo deveria ficar em livros, do fandom do filme que foi melhor o que o livro, do fandom da série que é a melhor de todos os produtos feitos dessa saga. Ai que cansativo gente. Mais uma vez, pra que essas rixas se no fundo todos são fãs da obra?!

5

Acredito que tudo isso seja uma tremenda de uma porcaria sem sentido. Pra que essas rixinhas?! Não acho sentido nisso, afinal como disse no começo do texto, quando a gente gosta de algo quer consumir o máximo do que nos oferecem. Se desse pra comprar o autor compraríamos pra ter de estimação em casa e poder consumir ainda mais. Se não gosta de adaptações não as veja, se não curtiu a série é só não assistir mais. Pra que essa mania de querer achar que o seu ponto de vista é o certo. Ninguém é obrigado a sentar na frente da Tv/computador e assistir algo, ou ler, ou os dois. E se no lugar disso a gente apoiasse apenas ou ficasse calado?! Já pensou em quantos outros produtos seriam feitos pra nos entreter?! Já pensou em quantas pessoas você poderia conversar sobre o assunto se parasse de se preocupar e achar o outro um poser porque não concorda com sua opinião?! Afinal, todos aqueles que assistem ou lêem aquilo são fãs da mesma forma que você, talvez a diferença seja na intensidade, mas gostam igual. Então curtam sem brigas ok?! Essa é a dica da tia pra você ser mais leve e mais feliz.

Agora deixo vocês com uma analise do que vi, as diferenças entre o filme, o primeiro livro e a série. O que mudou foi:

A) O filme as mudanças foram sutis e seguiu mais aquilo que estava escrito no livro, o que quero dizer é que as alterações foram mais discretas. E quanto ao elenco, convenhamos que o Jace é mais parecido com o Valentim do que os atores do seriado. Não tenho muito o que dizer porque me lembro pouco do filme.

B) A série fez diversas mudanças, chegou alguns pontos que introduziram até personagens que não existiam. Mas isso foi feito para ganhar público e para ajudar no ritmo que os eventos acontece, afinal ficaria confuso para que não leu os livros e até mesmo para que conseguissem encaixar dois livros em 13 episódios. Sobre o elenco, foi fraco no começo, a atriz que interpreta a Clare não é tão parecida com a Jocelyn, assim como Jace não lembra nem um pouco Valentim. E os dois deveriam ser bem parecidos, pra haver toda a confusão de pai e filho, “incesto”. Outro ponto fraco da série, introduziram o plot do incesto muito do nada, acredito que quem não leu os livros não entendeu bem que os dois eram filhos de Jocelyn e de Valentim. Surpresa boa foi o primeiro beijo do Malec, palmas. No começo o Harry Glee Shum Jr não me convenceu muito como Magnus, mas no final me apaixonei por ele e pelo seduzente Matthew HOT Daddario.

C) Nada vai ser tão magnífico quanto os livros, como diria Justin Bieber “Sorry”.

Em breve volto com mais textos sobre Instrumentos Mortais, Grey’s Anatomy, ou qualquer outra série/livro/filme que me inspire. Beijo no coração de hater de vocês.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s