É perceptível o modo como muitas pessoas “jogam” a favor próprio em diversas situações. Aquele papinho de que “eu me coloco no lugar do outro”, dificilmente possui algum fundo de verdade. Pecado? Defeito? Não sei, só sei que pessoas assim não é raridade, pelo contrário. No tal jogo da vida me parece que “ganha” aquele que samba conforme a música e não importa se essa dança irá prejudicar alguém. Isso na verdade se chama egoísmo!

Você convive com pessoas egoístas? Normalmente a pessoa com essa característica tende a pensar em si mesma, ainda que aos olhos alheios seja vista como uma pessoa “boa de coração”, uma pessoa que “pensa no próximo”. Nesse estágio, o jogo é tão convincente que acaba realmente parecendo verdade… Mas, aqui não Juvenal!

Se existe uma coisa boa nessa vida é que, com o passar dos anos e das experiências, nos tornamos mais sensitivos a determinadas situações. Eu não estou dizendo aqui que eu com meus 26 anos sou a mestre em amadurecimento, entendimento e razão. Mas, estou dizendo que com o passar de cada aninho (ainda que seja pouco), a minha visão sobre muitas coisas mudou – A começar por acreditar que sim: pessoas egoístas são mais comuns do que se imagina. (Arrisco dizer até que o egoísmo ganha da inveja).

 

egoismo-copia

Se não fossemos tão egoístas pensaríamos mais no próximo. Ajudaríamos mais. Nos colocaríamos realmente no lugar do outro. Se não fossemos tão egoístas não esbanjaríamos, não gastaríamos à toa, nem tão pouco desejaríamos coisas que já temos!  Se não fossemos egoístas saberíamos entender o problema de alguém, conseguiríamos de fato ajudar, seriamos útil de verdade. Se não fossemos tão egoístas não desejaríamos o fracasso de ninguém, não buscaríamos apenas méritos, não desprezaríamos quem precisa.

Não seja você o protagonista do egoísmo. Seja diferente! Temos um ano inteiro pela frente para tornar nossas atitudes e escolhas melhores. O egoísmo não é algo que faz parte da gente… É algo que por azar deixamos fazer. E se por sorte temos a possibilidade de não sermos egoístas, que saibamos então aproveitar isso.

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s