Domingão, 28 de maio, dia internacional do hambúrguer… hummm… muitos motivos pra saborear um cheio de sabor e tempero, não é mesmo? O fast food mais famoso do mundo que não deixa ninguém com fome depois de comer um bem caprichado!

O nome surgiu na cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina com outros ingredientes logo chegou aos Estados Unidos pelos imigrantes do Porto de Hamburgo. De acordo com os historiados, o hambúrguer foi criado no século XIII na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. O queridinho chegou ao Brasil na década de 50 e de lá pra cá tem conquistado cada vez mais a preferência de que não dispensa um bom lanche!

Hoje é possível encontrarmos desde o hambúrguer simples até os mais incrementados com muito bacon, molhos e batatas fritas, por exemplo.

Mas que tal fazer um hambúrguer em casa? Isso mesmo, é possível! Além do mais, é uma ótima fonte de proteína e beeeem mais saudável. Por isso, vamos a receita! \õ

Hambúguer caseiro

Ingredientes:

500 gramas de carne moída – sem gordura

1 xícara de farelo de aveia ou em flocos

1 gema

1 cebola picada

2 dentes de alho

Temperos a gosto

Sal e Pimenta à gosto

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes. Monte os hambúrgueres em círculos. Unte uma assadeira com um fio de óleo, coloque-os no forno e aguarde até dourar a carne completamente. Pronto! Bom apetite!

Super rápido e prático, não é mesmo? Agora vou te dar mais alguns motivos para evitar o consumo do hambúrguer industrializado.

 

Nós do Ninho de Mafagafas sempre queremos passar informações com responsabilidade. Por isso, a nutricionista Daiane Limberger, topou passar informações importantíssimas sobre o hambúrguer. Vale a pena a leitura, ein?!

O hambúrguer é considerado um alimento ultraprocessado, isso significa que ele passa por diversos processos na indústria para que ele chegue na sua casa pronto para o consumo e que também tenha uma durabilidade maior no refrigerador.

Ao nosso ver o hambúrguer seria uma mistura de carne com temperos, mais não é bem assim que ele é feito pela indústria. A lista de ingredientes é imensa: carne bovina, GORDURA bovina, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, GORDURA VEGETAL HIDROGENADA, MALTODXTRINA, sal, condimentos naturais, pimenta, PROTEÍNA VEGETAL HIDROLISADA, REGULADOR DE ACIDEZ LACTATO DE SÓDIO (INS 325), ESTABILIZANTE POLIFOSFATO DE SÓDIO (INS 452I), REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO INS 621, ANTIOXIDANTE ERITORBATO DE SÓDIO (INS 316), CORANTE VERMELHO DE BETERRABA (INS 162) E AROMAS NATURAIS. Tenho certeza que alguns desses ingredientes você nem consegue decifrar. E por que eles estão ali? Primeiro o hambúrguer precisa ter um sabor que faça com que você deseje comer ele, por esse motivo é utilizado o realçador de sabor glutamato monossódico, quando em contato com as papilas gustativas presentes na língua faz com que nosso cérebro vicie neste sabor, dando uma sensação de prazer ao come-lo. Este realçador é neurotóxico, podendo causar danos ao cérebro promovendo hiperatividade, alterações neurológicas, problemas de tireóide, obesidade e outros. Outro ingrediente que chama a atenção é a gordura vegetal hidrogenada, a famosa gordura trans, responsável por aumento de doenças cardíacas pois leva ao aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom colesterol (HDL). Além dos outros ingredientes utilizados para manter o hambúrguer em sua forma íntegra, com a durabilidade aumentada, sem alterar o sabor e que também mantenha a “cor de carne”.

Todos esses estabilizantes, antioxidantes e corantes são prejudiciais ao nosso organismo, sobrecarregando principalmente fígado, órgão responsável pela detoxificação.

________________________________________________________________________________

Daiane Limberger – Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional. Fitoterapia. Emagrecimento. Reeducação Alimentar. Bioimpedância. Saúde e qualidade de vida.

Vitanew Centro de Saúde e Estética – Rua Bartolomeu de Gusmão, 1594 / (45) 3574-1009

https://www.facebook.com/nutridaialimberger/

https://www.youtube.com/channel/UCQM5s-4JrwYwxC00KU6E7HQ

Anúncios

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s