Bruxas, quem são elas? Onde vivem? O que comem?
Hoje, aqui no Ninho de Mafagafas especial de Halloween!

giphy

Como não poderíamos deixar essa super data passar em branco, lá vamos nós para a ficha técnica de algumas bruxas incríveis que acompanharam as mafagafas da infância até hoje.

Parte sobrenaturais ou não, totalmente humanas ou não, muitas dessas bruxas foram personagens fundamentais para nos trazer princípios sobre amizade, lealdade e força – tenham sido elas as protagonistas ou as antagonistas das histórias, as bruxas estão presentes em diferentes momentos e lembranças.

1. Elvira, a Rainha das Trevas (Elvira, Mistress of the Dark)
elviraQuando e onde: 1988, EUA
Quem é Elvira?
Ela é, antes de tudo, a musa inspiradora da Mafagafa Infortúnia. Elvira foi uma apresentadora de TV de quinta categoria, é verdade que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando se torna única herdeira de uma tia-avó chamada Morgana. O que ela recebe? Uma mansão – mal assombrada onde existe um peculiar “livro de receitas”.
O que você pode aprender?
Você, mulher, NUNCA deve se sentir menos que ninguém especialmente tendo como trunfo um “livro de receitas” bastante especial contra azinimaga tudo.

2. Dona Clotilde, a Bruxa do 71 (Doña Clotilde, la Bruja del 71)
KindheartedAcidicGadwall-smallQuando e onde: 1971-1980, México
Quem é:
Ela é aquela vizinha suspeitosamente assustadora que mora na casa/ porta ao lado que ninguém exatamente conhece mas que está sempre ali. Dona Clotilde é moradora da vila fictícia do Chaves, do seriado El Chavo del Ocho. Ela representa, de certa forma, o medo que temos da austeridade e seriedade da vida adulta. Nem protagonista nem antagonista, ela é parte da vida de todos.
O que você pode aprender?
Você pode ser chamada de bruxa e nem por isso deve perder a doçura com que olha para os outros e como é fazer papel de trouxa correndo atrás de quem não te quer.

 

3. Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (Sabrina, the Teenage Witch)
melissa_joan_hart_sabrina_the_teenage_witch_desktop_794x1000_hd-wallpaper-1528771.jpgQuando e onde: 1996-2000 (2003), EUA
Quem é:
Inspirada nos quadrinhos de mesmo nome, a série de TV mostrava uma adolescente bruxa que morava com suas tias, também bruxas, e um gato falante bastante sincero… Imagine-se adolescente, o que por si só já significa problemas, com poderes sobrenaturais sem muito controle!
O que você pode aprender?
Empatia e positividade. Você pode ser uma bruxa e mesmo assim ser linda e permanecer fofa e descolada.

4. Jovens Bruxas (The Craft)
giphy (1)Quando e onde: 1996, EUA
Quem é:
Responsável 10/10 por ensinar o que era ser Wicca para toda jovem/ criança/ adolescente no final do século passado. Mais um coletivo de bruxas que trouxe para a telona a conhecida história café com leite da menina nova que tenta se enturmar e que percebe que se meteu numa grande furada. A geração MTV foi à loucura com a moda gótica e o paganismo.
O que você pode aprender?
Cuidado com as suas amizades especialmente se elas forem as bruxas más da história e nunca perca a sua real essência só para fazer parte de um grupinho.

5. As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick)
1UrwF9ruz0MkETEmlMlDyQAQuando e onde: 1987, EUA
Quem é:
São três mulheres, viúvas, amigas, enroladas pelo mesmo cara. Resultado? Elas descobrem uma forma de fazer ele pagar por todo controle que exerce, exageradamente, sobre elas. Elas passam por um período de amadurecimento tardio em que conhecem e libertam a si mesmas.
O que você pode aprender?
Que mesmo se tornando uma bruxa, nada te impede de ser maravilhosa como a Cher. Que nunca se deve brincar com os sentimentos de uma mulher especialmente se elas estiverem em grupo.

6. O Maravilhoso Mago de Oz (The Wonderful Wizard of Oz)
Quando e onde: EUA, 1900
Quem é:
oz-wicked witchOk, não é exatamente uma bruxa, mas um coletivo de seres mágicos. Dorothy é engolida por um tufão e, quando acorda, está numa terra desconhecida onde encontra figuras sem noção pitorescas de todos os tipos. A história é norteada pela presença de diferentes bruxas e a cada novo encontro, Dorothy está mais próxima de voltar para casa no meio do nada no Texas..
que você pode aprender?
Ela é só uma garotinha e detona – DETONA – com bruxonas phodonas malvadas. Fight Like a Girl usando seus exclusivos e phynissimos sapatinhos de rubi. E, principalmente, não se torne uma louca, verde e amargurada, por cauda de um trouxa!

OBS. Oz: Mágico e Poderoso (Oz: The Great and Powerful) traz uma versão atualizada dos fatos que transformam cada personagem

 

7. Morgana das Fadas (Morgaine Le Fay)
Morgan le Fay by Frederick SandysQuando e onde: Final do século V, Grã-Bretanha
Quem é:
Sacerdotisa de Avalon, meia-irmã de Arthur. Ela é quem engrandece as lendas sobre o aclamado Rei Arthur. Hora como irmã, hora como amante, hora como inimiga. Morgana é a personificação da Deusa e do poder feminino num mundo dominado por homens e valores completamente opostos daqueles que ela conhece desde o berço.
O que você pode aprender?
Você, mulher, é sua própria deusa. E, principalmente, aprenda: nunca, eu disse nunca provoque uma sacerdotisa maior.

8. As irmãs Sanderson de Abracadabra (Hocus Pocus)
Quando e onde: 1993, EUA
Quem é:
A versão Disney das famosas bruxas de Salém é com certeza muito mais leve que as lendas e histórias originais da cidade. Despertadas por um virgem recém chego na cidade e descrente da lenda, as irmãs Sanderson se misturam aos fantasiados do dia das Bruxas e tentam recuperar a velha forma de uma forma muito didática, sugando a juventude de criancinhas como forma de garantir a vida eterna.
O que você pode aprender?
Você pode ser amiguinha intima do capiroto, mas nem o seu livro mágico vai te salvar se o gatinho enfeitiçado te odiar mesmo que você seja a Sarah Jessica Parker.

 

9. Convenção das Bruxas (The Witches)
bruxasQuando e onde: Reino Unido-EUA, 1990
Quem é:
O que poderia acontecer de mal se você, ainda piralha, fosse levada pela sua avó para outro país e se percebesse no meio de uma convenção de bruxas – daquelas clássicas, com direito a sapatos pontudos, narizes compridos com verruga e olhos assustadores?! Nada. Desde que, claro, você não decidisse se meter no meio do plano diabólico delas…
O que você pode aprender?
Você pode perseverar no seu plano de salvar o mundo mesmo que te transformam num ratinho inofensivo e suas únicas ajudas sejam sua avó uma outra criança.

Ps. Eu morri de medo desse filme a primeira vez que passou na sessão da tarde. Que belo trauma para uma tarde linda em frente a TV…

 

10. Da Magia à Sedução (Practical Magic)
originalQuando e onde: EUA, 1998
Quem é:
Sandra Bulock e Nicole Kidman são parte de uma família com várias gerações de bruxas que, quase que inevitavelmente, se tornam viúvas ainda muito cedo. Uma das bruxas da última geração decide buscar um destino diferente para seus sentimentos e evitar o sofrimento que será causado pelo amor. Mas, claro, suas tias bruxas se metem no meio da história e sua irmã levemente assanhada embola todo o meio de campo.
O que você pode aprender com ela?
Quem tem uma irmã tem tudo – seja essa irmã consanguínea ou não. Isso inclui esconder corpos e ressuscitar o cara que você acidentalmente envenenou.

 

11. Malévola (Maleficient)
Quando e onde: (1812, Alemanha – Os Contos de Grimm) 2014, EUA
Quem é:
tumblr_n01qr7iwJj1qhg1oco1_500Malévola. A bruxa má por trás da história da Bela Adormecida. Sua história, adaptada pela Disney, sugere que ela foi uma poderosa fada protetora que, ao ser enganada olha lá a mulherada fazendo papel de trouxa decide se vingar. Mas a vingança vacila quando ela conhece a garotinha que enfeitiçou e ela relembra como pode ser uma boa pessoa.
O que você pode aprender com ela?
Dá para aprender a ser linda e assustadora
Não deixe que a sua vingança atinja pessoas que não te causaram mal. Certifique-se de se vingar única e exclusivamente dazinimiga correta, diretamente
Nunca esqueça de quem você é em essencial mesmo que te façam de trouxa!

12. A Feiticeira (Bewitched)
giphy (2)Quando e onde: 1964-1972, EUA
Quem é:
Uma bruxa que promete ao seu esposo “normal” que levará uma vida tão normal quanto possível ao lado dele. A série ainda é um grande sucesso e foi, possivelmente, a primeira série sobrenatural a ganhar visibilidade na TV. Mostra o dia-a-dia “normal” de uma família não tradicional.
O que você pode aprender com ela?
Que tal aprender a lidar com a sua família, por mais abelhuda que sejam algumas pessoas ou por mais incomuns que outras possam parecer?

13. Harry Potter (Harry Potter)
giphyQuando e onde: 1998-2007, Reino Unido
Quem é:
Talvez o maior sucesso recente no que se trata de coletivo de bruxas… No mundo criado por J.K.Rowling, as bruxas são humanas dotadas de poderes mágicos que tem o livre arbítrio de escolher entre, a normalidade de uma vida comum dentro do mundo mágico, ou viver o lado obscuro da magia das trevas. Grandes nomes, cada uma com sua personalidade e característica. Hermione, Lilian, Luna, Molly, Tonks, Bellatrix, Narcisa, Minerva, Sprout, Gina, Umbridge, Fleur e tantas outras.
O que você pode aprender com ela?
Valores como amizade, família, honra, lealdade… Para ambos os lados, as bruxas de Harry Potter fazem acontecer durante todas as histórias. Afinal de contas, se não fosse a Hermione, Harry Potter teria apenas um único livro…!

E pra você: Qual a principal Bruxa da sua história?

 

Anúncios

Um comentário em “Bruxas, quem são?

Obrigada por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s